TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Valor?

Tese: O Que é Valor?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/6/2013  •  Tese  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 3

O Que é Valor?

Valor é um termo de difícil definição. Etimologicamente vem do grego Axios e do Latim Aestimabile o que quer dizer significação, não indiferença, estima. Daí vem à área de estudo da Filosofia denominada Axiologia, ou filosofia dos valores, que investiga a questão dos valores humanos.

De modo simplificado, pode-se dizer que o valor é o que dá dignidade ao ser. A principal função do valor é garantir a estima do ser. Da mesma forma que a verdade está para o conhecimento, a beleza está para a admiração, o sabor para o gosto, a cor para a vista, o valor está para a estima.

A estima capta o objeto valor, assim como audição capta o som, a estética capta o belo, a ética capta o bem. Só há valor onde houver apreço, empatia, estima, afetividade.

A realidade é o objeto do conhecimento, o valor é o objeto do sentimento. Os valores do agradável e do desagradável referem-se ao gozo e ao sofrimento. A verdade é o valor do conhecimento, a beleza é o valor do belo, a fortaleza é o valor da força, a virtude é o valor do bem.

O valor é, portanto, a significação dada por nossa razão a tudo quanto o homem se relaciona. É Juízo de valor, modo pelo qual não se pode julgar os fins a não ser julgando ao mesmo tempo os meios que servem para alcança-lo.

Filosoficamente Valor é a interpretação introduzida por nós nas coisas, nas relações entre os homens e destes com o mundo. Valores são significações dadas pelo homem, no uso de sua razão, a tudo aquilo que se relaciona, do ente ao objeto, das coisas aos sujeitos, da objetividade do fazer a subjetividade do pensar e agir no mundo, físico e metafísico. (para além do físico).

Há o mundo das coisas e o mundo dos valores. Os Valores são sempre uma relação entre os sujeitos que valoram e as coisas valoradas. Atribuir Valor é dar significado, dar sentido e predicar, por sua vez, é atribuir regras para as ações práticas. Por exemplo, se o Ar tem um significado, então é um valor para os homens e para os seres vivos, logo; a regra é não poluir. O valor então, com base no que é, orienta o que deve ser.

“O valor é o que orienta o juízo das escolhas humanas, considerando a relação existente entre meios e fins, de tal modo que, não se podem julgar os fins a não ser julgando ao mesmo tempo os meios que servem para alcançá-los”. (J. Dewey)

Para simplificar podemos entender o Valor como um princípio geral e universal que serve de guia para o agir e o pensar do homem no mundo. O valor está presente no homem, nas atividades humanas e no mundo humano.

O valor é o princípio norteador das escolhas humanas (os fins), o desejável, o preferível. Ele é guia, norma das escolhas, por isso carece da consciência e da liberdade porque só o sujeito consciente e livre é capaz de fazer escolhas. Escolhas sempre temerárias, mas necessárias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com