TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Rapito De Cora

Monografias: O Rapito De Cora. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  1.010 Palavras (5 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 5

A moça corre pelos campos verdejantes, parando de vez em quando para colher flores. Despreocupada, ri e brinca, sem desconfiar de que bem perto dali alguém a vigia, de pé numa carruagem, oculto no arvoredo. É Hades, o deus dos mortos e dos mundos subterrâneos. Esse sinistro personagem, sombrio e inquietante, nunca conseguiu encontrar uma deusa que aceitasse casar-se com ele. Resolveu então lançar seus olhos cobiçosos sobre a alegre moça, Cora, única filha de Deméter, deusa dos trigais e das colheitas.

Ele a espia. Enquanto isso, Cora se aproxima. De repente, com um brutal rugido das rodas, Hades faz a carruagem correr a toda a velocidade e agarra Cora pela cintura, levando-a para longe.

Um pastor de ovelhas e um guardador de porcos, que tomavam conta de seus rebanhos na vizinhança, olham assustados quando passa aquele bólido puxado por cavalos negros.

Então, em meio de um barulho terrível, o chão abre-se e engole a carruagem.

Sem ligar aos gritos de pavor da inocente Cora, Hades carrega-a para baixo do solo, para o triste reino dos infernos.

Ao cair da noite, Deméter vê que a filha não volta. A deusa vai ficando cada vez mais preocupada. Sai pelo campo à procura da jovem. O acaso faz que encontre os dois homens que testemunharam tudo.

Eles, aterrorizados, contam-lhe o que aconteceu. Infelizmente, esse relato não deixa dúvidas. Deméter reconhece logo o raptor de sua filha e desespera-se, pois não pode imaginar como vencer o implacável Hades, irmão de Zeus.

No auge da aflição, Deméter sai vagando pela Terra. Louca de dor, proíbe que o capim, as árvores, os frutos e os cereais cresçam. Dalia a poucas semanas, a espécie humana está ameaçada de morrer de fome.

Tanto das cabanas mais pobres quanto dos palácios mais ricos, erguem-se lamentos que dilaceram o coração. Os homens levantam seus punhos em direção ao céu, as mulheres gemem, as crianças choram.

Ao ouvir esses gritos de dor, Zeus inquieta-se e alarma-se. Envia vários deuses para acalmar a dor e a raiva de Deméter e pedir-lhe que faça renascer a vegetação. Mas Deméter está irredutível: nenhuma planta nascerá enquanto Cora não for devolvida. Preocupado, Zeus resolve então mandar seu mensageiro Hermes, rápido e habilidoso, tentar dar um jeito nessa situação difícil.

Hermes ordena a Hades que leve Cora de voltaà mãe. Mas, ao mesmo tempo, anuncia a Deméter que sua filha só regressará se, durante a temporada no inferno, não tiver tocado em nenhum alimento dos mortos. Felizmente, desde seu rapto a moça não comeu mesmo nada. Passou o tempo todo chorando e gemendo, assustada pelo lugar apavorante para onde foi levada contra a sua vontade. Por mais que fique furioso, Hades tem de ceder diante do mensageiro de Zeus. Manda buscar Cora e, mal disfarçando a decepção, anuncia-lhe:

--- Você é infeliz em meu reino, e sua mãe está com saudades. Vou devolvê-la.

Essas palavras acalmam tanto o desespero de Cora que suas lágrimas secam. Ela quase dá um beijo no sombrio Hades. Este manda preparar a carruagem de Hermes e ordena que a moça suba. Os cavalos já estão quase partindo quando um jardineiro de Hades aproxima-se e, com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com