TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sócrates

Por:   •  20/6/2018  •  Artigo  •  830 Palavras (4 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS I Centro de Ciências e Tecnologia FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO CURSO DE FÍSICA          

YAN BARBOSA MEDEIROS            

SÓCRATES                          

CAMPINA GRANDE - PB 2018

   

RESUMO  

Sócrates foi um filósofo de relevância que a história dos filósofos da Grécia clássica é dividia em pré-socráticos e pós-socráticos, foi creditado por Platão como sendo o responsável por dispersar a filosofia por toda a Grécia com um modo mais ético e político.  

Palavras-Chave: Filosofia. Pré-Socráticos. Pós-Socráticos.                                        

   

SUMÁRIO  

INTRODUÇÃO ................................................................................................  FILOSOFIA.......................................................................................................  EDUCAÇÃO......................................................................................................  CONCLUSÃO  .................................................................................................   REFERÊNCIAS ...............................................................................................                                        

 

1 INTRODUÇÃO  

Sócrates foi um filósofo grego que viveu entre 470 a.C. e 399 a.C. Sócrates nasceu em Atenas filho de um artesão e de uma parteira, não existem registros da sua infância. Não existem documentos feitos por ele e todas suas palavras foram registradas após a sua morte pelos seus seguidores. Muitas vezes descritos como inteligente e estranho por seus hábitos e aparência. Ele foi o responsável por criar o método de investigação de conhecimento conhecido como maiêutica.                        

 

2 FILOSOFIA  

Sócrates criou um método de investigação do conhecimento através da maiêutica, Dar à luz. Ele acreditava que o conhecimento está presente em todo ser humano e basta um pequeno incentivo, ou parto, para que a verdade venha a tona. Sócrates agia como parteira desse conhecimento, instigando o interlocutor a duvidar do próprio saber, assim revelando contradições em sua crença, ao mesmo tempo em que o fazia pensar em novas soluções para suas duvidas. Por seus métodos de atingir a verdade, poucas eram as pessoas que se aproximavam de Sócrates e também ele tinha muitos inimigos por causa do seu modo de agir que acabava por vezes constrangendo os políticos de Atenas.  

3 EDUCAÇÃO  

 Com a chegada da modernidade em Atenas, Sócrates chegou a conclusão de que era necessário reformular o modelo de educação o qual priorizava a formação de um jovem guerreiro que tem o deve de servir a Atenas mesmo perante sua morte em um campo de batalha. Nesse momento era necessário formar cidadãos que fossem ativos na vida política de Atenas para que a democracia reinasse na cidade. Através das palavras nascem o debate, a contradição e o argumento em prol de um interesse coletivo, assim é feita a democracia, onde na Grécia esses debates ocorriam em praças públicas o que permitiram que qualquer cidadão utilizasse seus métodos de persuasão e retórica pelo bem maior do estado.          

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (47.3 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com