TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sócrates e a Autoconfiança

Por:   •  2/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  1.156 Visualizações

Página 1 de 2

Sócrates e a Autoconfiança

  1. Por que, de acordo com Sócrates (vídeo "Sócrates e a autoconfiança") as pessoas tendem a se comportar como se fossem ovelhas num rebanho?

         As pessoas tendem a seguir passivamente outras pessoas e tem medo de se separar do grupo, ainda, tendem a seguir principalmente pessoas importantes por que acreditam que saibam o que estão fazendo, tendem a acreditar que a maioria têm razão, quando pensam diferente da maioria chegam a duvidar de sua própria sanidade.

  1. Qual é, segundo Sócrates, a importância da filosofia?

Para Sócrates, uma vida sem questionamentos racional era uma vida que não merecia ser vivida, o inspirador em Sócrates é a ideia de que todos podemos pensar, todos tem a resposabilidade de pensar, como ele dizia: “Uma vida sem reflexão não vale a pena ser vivida.” Sócrates tornou a ideia de uma vida reflexiva mais próxima de todos. Para Sócrates era possivel ter uma conversa filosófica em todo lugar, mesmo na esquina, a filosofia não estava restrita a universidades e escolas. Sócrates gostava de conversar com todo tipo de gente, e gostava de demosntrar que todas as pessoas eram capazes de chegar a opiniões bem abalizadas.

  1. Quais são, segundo o vídeo "Sócrates e a autoconfiança" os cinco passos do método socrático. 

Método Socrático:

  1. Pegue um conceito considerado verdadeiro pela maioria, exemplo, “os melhores empregos, são aquele que pagam melhores salários.” Ou “o casamento traz felicidade”
  2. Em seguida tentar achar uma excessão, “será que alguem pode ser casado e infeliz?” ou “Ter um bom salário e não estar satisfeito com o emprego.”
  3. Se for possível encontrar as exceções, o conceito deve ser falso ou impreciso.

  1. Ache uma nova definição, que abarque a imprecisão. Exemplo: Podemos estar infelizes em um casamento caso escolhamos o conjuge errado, ou considerar um emprego ruim mesmo que pague um excelente salário.
  2. Continue repetindo o processo, tentando achar o máximo de excessões para o conceito escolhido.

Sócrates acreditava que a verdade, quando é possível chegar a ela, está em um conceito impossível de se contradizer. Se formos capazes de utilizar este método, seremos capazes de formular opiniões sólidas, da mesma forma que um ceramista consegue criar vários vasos sólidos. A vantagem do método socrático é tornar-nos menos passivos e menos inclinados a seguir a massa.

d) Quais foram as duas razões que levaram Sócrates à pena de morte, segundo a Assembleia?

       Sócrates foi acusado de corromper a juventude ateniense, e desrespeitar os deuses situados na cidade.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (35.5 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com