TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Valor Da Inutilidade

Exames: O Valor Da Inutilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2013  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  643 Visualizações

Página 1 de 2

Questão: 1

A partir da leitura do texto O valor da inutilidade, de Eduardo Prado de Mendonça, publicado na midiateca, responda às questões que seguem.

Em cada resposta, elaborar um texto reflexivo/argumentativo, evitando a mera cópia tanto do texto de apoio quanto de nosso livro didático. Além disso, observe o padrão culto da língua, atentando para os seguintes aspectos: ortografia, regência, concordância, pontuação, coerência e coesão.

Realize suas análises, sem esquecer de citar as referências, o uso correto das normas da ABNT, quando necessário.

a- O texto, ao abordar duas dimensões fundamentais da existência humana, elege para análise dois critérios ou valores, a saber, o útil e o inútil. A partir da leitura da primeira unidade de nosso livro didático, o saber filosófico poderia ser enquadrado em qual dos critérios no texto analisado? Por quê?

Responda a questão em, no máximo, 10 linhas. (3,0 pontos)

Resposta:

b- Você estudou na unidade terceira de nosso livro didático as diversas formas de conhecimento, como o senso comum, o científico e o conhecimento religioso, sem contar no filosófico, no artístico. Encontre no texto pelo menos dois tipos de conhecimento estudados por você, transcrevendo os fragmentos em que o autor os menciona. (2,5 pontos)

Resposta:

c) No texto, o autor afirma:

Mas, é preciso ver que a vida humana não consiste apenas em sobreviver. Voltar a vida humana toda ela para a dimensão do útil é pensá-la em termos de pura sobrevivência, e isto significa reduzi-la ao seu aspecto puramente vegetativo. É preciso conceber e viver a vida humana em termos de liberdade, que é a emancipação do útil. (MENDONÇA, 1984, p. 129).

Em que medida você entende que Filosofia pode auxiliar na concretização de uma vida efetivamente humana, ou seja, para além de seu aspecto puramente vegetativo, de sobrevivência? Registre sua reflexão abordando em sua resposta pelo menos duas competências ou habilidades mencionadas na primeira unidade de nosso livro didático (autonomia, reflexão, crítica e criatividade) e que possivelmente serão desenvolvidas naquele que se aventura a estudar Filosofia.

Responda a questão em, no máximo, 6 linhas. (2,0 pontos)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com