TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é Helenização

Por:   •  30/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 2

Explique o que é helenização, como se deu esse processo e quais foram às consequências ?

O processo de helenização foi uma época onde os gregos estiveram sobre o domínio do Império Macedônico.

Entre os séculos II e I a.C., os reinos helenísticos foram sendo conquistados pelos romanos. O movimento expansionista promovido por Alexandre, foi responsável pela difusão da cultura grega pelo Oriente.

Nesse contexto, as consequências foram os povos gregos que  acabaram se fundindo com as culturas locais. 

Explique a relação que existe entre as escolas filosóficas do período greco-romano e o processo de helenização ?

A influência das escolas filosóficas desse período chegou ao Império Romano.

Eles tratavam questões de ética, do conhecimento humano e das relações entre o homem e a natureza, para que não tivessem sofrimento, e encontrassem a felicidade.

Explique o ideal de felicidade para os Epicuristas, Estóicos e Cínicos. Há alguma relação proveitosa desses pensamentos com sua vida ? Fale sobre isso.

  • Epicuristas: Para eles o ideal era a busca pela felicidade e da tranquilidade através do conhecimento; desejos, morte, medos e dos deuses.
  • Estóicos: Eles tinham uma visão unificada do mundo, uma ética naturalista, sabendo distinguir o cabe a cada um de nós, separando o bem do mau.
  • Cínicos: Eles tinham dúvida sobre as coisas do mundo, consideravam a virtude como a única necessidade para felicidade.

Existe relação com minha vida, pois como os Epicuristas, procuro a busca pela felicidade através dos conhecimentos e dos desejos. E como os Estóicos, tendo uma visão unificada do mundo e separando as coisas boas das ruins.

Explique a relação existente entre o Cristianismo, Império Romano e o inicio da Idade Média.

O cristianismo foi uma religião independente, Um judeu helenizado e de formação filosófica estoicista, funcionário do Império Romano, que se converteu ao Cristianismo. O processo de difusão do Cristianismo foi até a institucionalização pelo Império Romano. Após a queda do mesmo inicia-se a Idade Média, Esse período é marcado pela força espiritual e política da Igreja católica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (58.8 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com