TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é interação?

Por:   •  5/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 2

O que é interação?

Marxismo e filosofia da linguagem mostra-se uma obra corrente, uma vez que apresenta como sendo os românticos os primeiro filólogos da língua materna e, também, os primeiros a dedicarem-se à reflexão linguística a respeito da base de atividade mental em linguagem materna, avaliada como intermédio de evolução da compreensão e do raciocínio.

Segundo o autor, a enunciação monológica da visão do subjetivismo individualista manifesta como um ato individual, “como uma expressão da consciência individual, de seus desejos, sua intenções, seus impulsos criadores, seus gestos, etc.” (VOLÓCHINOV, 2010, p. 114) e tudo aquilo que, tendo se construído e definido de alguma forma no psiquismo do sujeito, manifesta-se objetivamente para outra pessoa com o apoio de algum código de signos é considerado a expressão, assim, ela possui dois aspectos, sendo eles: o conteúdo (interior) e a subjetivação interior.

Visto isso, o núcleo sistematizador de toda a enunciação, de toda entonação, não é interior, mas sim exterior, está estabelecido no meio comunicativo que abarca o sujeito. Portanto, a enunciação individual não é uma situação individual que não se presta a investigação sociológica, dessa forma, o sistema da enunciação e da atividade psíquica a exprimir são de caráter social. A preparação estilística da enunciação é de caráter sociológico e particular da cadeia verbal, em que se limita em decisivo estudo a realidade da língua, é social, assim como todo o seu processo de mudança.

A autêntica substância que a língua não é composta por um processo abstrato de formas linguísticas e nem pela expressão monológica separada, porém pelo acontecimento social da interação verbal, efetivada por meio das enunciações. A interação verbal estabelece assim realidade essencial da língua. A língua existe e transforma historicamente na comunicação verbal consistente, não na metodologia linguística abstrata das formas da língua e nem no psiquismo pessoal.

Portanto, a interação verbal depende da contribuição dos sujeitos incluídos no processo e, também, os contextos que os sujeitos estão envolvidos devem ser considerados, pois a língua se transforma na comunicação verbal.

REFERÊNCIAS

BAKHTIN, M. M (Mikhail Volochínov). A Interação verbal. ______ In: Marxismo e Filosofia da Linguagem. Tradução de Michael Lahud e Yara Frateschi Vieira, São Paulo. Editora Hucitec. 2010, p. 114 – 132.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (42.6 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com