TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS MILESIANOS

Por:   •  19/12/2015  •  Monografia  •  8.319 Palavras (34 Páginas)  •  830 Visualizações

Página 1 de 34

FACULDADE PAN AMERICANA[pic 1]

OS MILESIANOS:

O PRINCÍPIO DE TODAS AS COISAS

CARMEN MARIA DA GAMA CARVALHO

LIDIANE SOARES RIBEIRO

PEDRO PIMENTEL SIMÕES FILHO

CAPANEMA - PA

2009

CARMEN MARIA DA GAMA CARVALHO

LIDIANE SOARES RIBEIRO

PEDRO PIMENTEL SIMÕES FILHO

OS MILESIANOS:

O PRINCÍPIO DE TODAS AS COISAS

[pic 2]

CAPANEMA - PA

2009

Carmen Maria da Gama Carvalho

Lidiane Soares Ribeiro

Pedro Pimentel Simões Filho

Os Milesianos:

O PRINCÍPIO DE TODAS AS COISAS

_____________________________________________

Orientadora: JOSELINA BRANCO

_____________________________________________

1º EXAMINADOR

______________________________________________

2º EXAMINADOR

Data: ____/____/2009

Nota final: ________________( _________)

AGRADECIMENTOS

Agradecemos primeiramente a Deus por ter nos dado forças para conseguirmos vencer os empecilhos durante essa trajetória árdua, paciência para cumprir com os nossos trabalhos, tanto em nossa faculdade quanto em nosso profissional, sabedoria para discernir e escolher entre o bem e o mal, conforme os ensinamentos de nosso Senhor Jesus Cristo.

Em segundo lugar agradecemos especialmente aos nossos familiares, que de forma direta ou indiretamente contribuíram conosco, estando em nosso lado sempre precavidos e prontos para nos dar apoio, segurança e incentivo a fim de obtermos bons êxitos em nossa carreira acadêmica.

Agradecemos grandemente à Professora Joselina Branco pela orientação na elaboração deste trabalho, o qual sem sua ajuda não teria sido realizado.

Agradecemos também a todos outros professores, que tivemos o privilégio de conhecê-los e assim aprimorarmos nossos conhecimentos, através de suas valiosas aulas. Aos colegas do Curso de Licenciatura Plena em Filosofia FPA, que contribuíram em nossa caminhada. Agradecemos a banca examinadora.

Enfim, agradecemos a todos aqueles que nos apoiaram em especial ao Professor Odreedson Teixeira e a Professora Lucineli da Silva Costa e ao Padre Antônio Monteiro, que através de suas experiências acadêmicas, puderam nos proporcionar os conhecimentos necessários.

[pic 3]

[pic 4]

RESUMO

Os Milesianos: o princípio de todas as coisas ressalta a maneira de pensar e de conceber o mundo que se originou e se desenvolveu na Grécia clássica, o berço da Filosofia, que surgiu por volta do século VI (ou VII a.C). Nesse processo histórico, surge promovendo a passagem do saber mítico ao pensamento racional, sem, entretanto romper com os conhecimentos do passado. Como esse novo modo de pensar, racional e filosófico, é considerado, por alguns autores oposto ao pensamento mítico, o homem passou do estágio de libertação da mitologia e da religião para se afirmar e desenvolver-se racionalmente. Seu conceito é de difícil definição, já que esta varia quanto a filósofo ou corrente filosófica, e também com relação a cada período histórico, mas significa, portanto, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber. Atribui-se ao Filosofo Grego Pitágoras de Samos (que viveu no século V a.C.), a invenção da palavra Filosofia. Sua fase inaugural é conhecida como Período Pré-Socrático. Abrangendo o conjunto das reflexões filosóficas desenvolvidas desde Tales de Mileto (623-546 a.C.), até o aparecimento de Sócrates (468-399 a.C.). Os primeiros filósofos formam a chamada Escola Jônica. Que se originou na cidade de Mileto, pertencente a uma cultura cosmopolita, desta cidade surge três filósofos: Tales, Anaximandro e Anaxímenes. Primeiro problema filosófico enfrentado pela Escola Jônica foi saber qual é a origem, o princípio e a substância primordial (a arché, em grego) de tudo o que existe. Pela primeira vez o homem busca explicação da natureza dentro da natureza. A respeito dos pioneiros do pensamento ocidental e seus textos restaram apenas fragmentos, suas idéias foram conhecidas por intermédio das versões apresentadas pelos pensadores que vieram posteriormente, e que os foram denominados como “primeiros filósofos”. O pensador ao qual a tradição atribuiu o começo da filosofia grega é Tales, foi o primeiro sábio a superar as explicações míticas, encaminhando a ciência e a filosofia para seu verdadeiro curso. Para Tales, o elemento básico, a partir do qual se tinha formado toda a matéria do Universo, era a água.  O Segundo filósofo da escola Jônica chama-se Anaximandro, o qual afirmou que a origem de todas as coisas seria o Ápeiron, o infinito. A tradição o considera um filósofo sucessor e discípulo de Tales, cuja sua filosofia é interpretada como um desenvolvimento interno do racionalismo de seu mestre. Anaxímenes de Mileto é o terceiro e último importante filósofo da antiga fase milesiana. Embora pouco se saiba de sua vida, ele é, contudo citado dizer que foi sua a proposição do ar como elemento básico. Para ele o principio era o ar que gera, rege e governa todas as coisas as que foram e as que serão (inclusive os Deuses). Buscava uma possível conciliação entre as concepções de Tales e Anaximandro.

Palavras-chave: Amizade, Conhecimento, Cultura, Filosofia, Matéria, Milesianos, Mitologia, Princípio, Racional, Religião e Sabedoria.

SUMÁRIO

INRODUÇÃO.........................................................................................................08

1 A FILOSOFIA.....................................................................................................10

  1. A AURORA DA FILOSOFIA.............................................................................10
  2.  A ETIMOLOGIA DA PALAVRA FILOSOFIA....................................................14

  1. OS MILESIANOS.............................................................................................16
  1. A ESCOLA JÔNICA..........................................................................................16
  2. OS PRIMEIROS FILÓSOFOS..........................................................................17

TALES DE MILETO..........................................................................................18

ANAXIMANDRO DE MILETO..........................................................................19

...

Baixar como (para membros premium)  txt (55.4 Kb)   pdf (612.9 Kb)   docx (301.1 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com