TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Origem Dos Festejos Juninos

Ensaios: Origem Dos Festejos Juninos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/2/2014  •  691 Palavras (3 Páginas)  •  674 Visualizações

Página 1 de 3

Festejos Juninos

Depois do carnaval, a festa mais esperada pelos brasileiros, principalmente para os do Nordeste, são os Festejos Juninos, que acabam abrilhantando o mês de Junho todo com diversas comidas típicas, dança típicas, músicas típicas, etc.

Toda essa festividade é em homenagem aos três santos católicos: São João; São Pedro e Santo Antônio.

Mesmo com tanta globalização e modernidade, as Festas Juninas, uma tradição que começou na Europa durante o século XVI, que ate hoje resistem e fazem a alegria dos brasileiros de Norte a Sul desses pais continente chamado Brasil.

No século XVI, no Vaticano, o papa transformou o dia 24 de Junho numa data comemorativa para celebrar o nascimento de João, aquele que batizou Jesus Cristo. Já no século XVIII, em Portugal, acrescentaram-se mais duas datas comemorativas: o dia da morte de São Pedro e o nascimento de Santo Antônio de Pádua. É diante disso que acabaram surgindo as Festas Juninas, e, homenagem a esses três santos.

Origem dos Festejos Juninos:

Existem duas explicações para a origem do nome festa ou festejos juninos: a 1ª explica que foi devido ao fato de ocorrerem no mês de Junho. A 2ª é que como teve surgimento em países católicos da Europa acabaram sendo em homenagem ao Santo São João. E com isso esses festejos eram chamados de Festas Joaninas.

De acordo com vários historiadores, esta festividade chegou ao Brasil durante o período de colonial, através dos portugueses.

Durante o período de colonização do Brasil esses festejos ganharam bastantes influências de outros povos, como por exemplo, franceses, chineses, espanhóis, além dos próprios portugueses, e assim começou a se formar festejos parecidos com os atuais. Da França, veio à marcada, característica típica da dança de nobres, que deu origem as nossas típicas quadrilhas; da Península Ibérica veio à dança de fias, muito comum em Portugal e Espanha. Além disso, com o passar dos anos, esses elementos se mesclaram com os aspectos culturais indígenas e afro-brasileiros.

Pode-se dizer que as festas juninas estão espalhadas por todo o Brasil, mas é na região Nordeste que apresenta uma maior expressão, pois sendo uma região onde ocorrem períodos longos de seca, é no mês de Junho que os habitantes dessa região realizam os festejos juninos como agradecimento aos Santos Católicos (São João, São Pedro e Santo Antônio) pelas chuvas que mandaram para aquela região.

Essas festas além de alegrar o povo da região também representa um importante período econômico, já que as cidades nordestinas recebem milhares de visitantes de outras regiões e países também, que vem conhecer e apreciar os festejos realizados nessas cidades. Essas festas possuem uma tradição bastante diversificada que varia da região Nordeste e Sudeste, onde encontramos como elementos indispensáveis a fogueira e a quadrilha, no Nordeste, e quermesses, onde se tem barraquinhas de comidas típicas e jogos tradicionais, no Sudeste.

Em relação às comidas típicas, o que não pode faltar são: o amendoim, o milho cozido, os bolos, a pamonha, a cocada o arroz- doce, entre outros quitutes que são bastante apreciados e esperados durante todo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com