TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Origem Reflexao

Monografias: Origem Reflexao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  1.184 Palavras (5 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 5

FILOSOFIA

A palavra FILOSOFIA é de origem grega e significa amor à sabedoria. Ela surge desde o momento em que o homem começou a refletir sobre o funcionamento da vida e do universo, buscando uma solução para as grandes questões da existência humana. Os pensadores da época escolheram diversos temas para reflexão. A Grécia Antiga é conhecida como o berço dos pensadores, sendo que os sophos (sábios em grego) formularam no século VI a.C., através da mitologia explicações racionais para tudo.

INTRODUÇÃO

OS PRÉS-SOCRÁTICOS

A primeira corrente de pensamento, surgiu na Grécia Antiga por volta do século VI a.C. Os filósofos que viveram antes de Sócrates, preocupavam com o Universo e os fenômenos da natureza. Os físicos Tales de Mileto, Anaximandro e Heráclito, buscavam explicar através da razão e do conhecimento científico. Pitágoras desenvolveu seu pensamento defendendo a ideia de que tudo preexiste à alma, já que é imortal. Demócrito e Leucipo defendem a formação de todas as coisas, a partir da existência dos átomos.

PERÍODO CLÁSSICO

Os séculos V e IV a.C. na Grécia Antiga foram de grande desenvolvimento cultural e científico. A cidade de Atenas e seu sistema político democrático , proporcionou desenvolvimento do pensamento, é a época dos sofistas e do grande pensador Sócrates. Os sofistas, Giórgias , Leontinos e Abdera , defendiam a educação, com o objetivo de formação de um cidadão pleno, preparada politicamente para o crescimento da cidade, na proposta pedagógica, os jovens deveriam ser preparados para falar bem, pensar e manifestar qualidades artísticas.

Sócrates começa a pensar e refletir sobre o homem, buscando entender o funcionamento do Universo dentro de uma concepção científica, para ele, a verdade está ligada ao bem moral do ser humano.

Platão foi discípulo de Sócrates, e defendia que as ideias formavam o foco do conhecimento intelectual, os pensadores teriam a função de entender e separar o mundo da realidade das aparências. Aristóteles, desenvolveu a lógica dedutiva clássica, como forma de chegar ao conhecimento científico, partindo sempre dos conceitos gerais para os específicos.

PERÍODO PÓS-SOCRÁTICO

Esta época vai do final do período clássico (320 a.C.) até o começo da Era Cristã, representa o final da hegemonia política e militar da Grécia.

Ceticismo: para os pensadores céticos, a dúvida deve estar sempre presente, pois o ser humano conhece nada de forma exata e segura.

Epicurismo: os seguidores do pensador Epicuro, defendiam que o bem era originário da prática da virtude. O corpo e a alma não deveriam sofrer para chegar ao prazer.

Estoicismo: Marco Aurélio e Sêneca, defendiam a razão, os fenômenos exteriores a vida, deixados de lado, como a e emoção, o prazer e o sofrimento.

PENSAMENTO MEDIEVAL

Na Idade Média, o teocentrismo definiu as formas de sentir, ver e pensar durante o período medieval, por ter influencia da Igreja Católica. Para o importante teólogo romano Santo Agostinho, as ideias eram de origem divina, as verdades sobre o mundo deveriam ser buscadas nas palavras de Deus. A partir do século V até o século XII, surgiu na Europa, a escolástica, um conjunto de ideias que visava unir a fé com o pensamento racional de Platão e Aristóteles, cujo principal representante foi São Tomás de Aquino.

PENSAMENTO FILOSÓFICO MODERNO

Com o Renascimento Cultural e Científico, fim da Idade Média e o surgimento da burguesia, as formas de ver o mundo mudaram. O conhecimento deixa der religioso ampliando de forma racional e científica. Surgi o antropocentrismo (homem no centro do Universo). René Descartes, cria o método cartesiano ,sendo a razão, base de todo conhecimento, aquilo que pode ter sua existência comprovada. Crescimento econômico e político da burguesia, tem seus ideais representados no empirismo e no idealismo.

No século XVII, Francis Bacon cria o método experimental, o empirismo, como também, Thomas Hobbles e Jonh Locke.

No século XVIII, chamado de século das Luzes, surge o iluminismo. A experiência, a razão e método científico são as únicas formas de obter conhecimento e tirar o homem das trevas da ignorância, seguidores como Immanuel Kant, Friedrich Hegel, Montesquieu, Diderot, D’Alembert e Rosseau.

No século XIX, foi marcado pelo positivismo de Auguste Comte, uma sociedade ideal baseada na ordem e progresso, o fato histórico e o método científico, controlado e medido, deve ser a única forma de conhecimento. Karl Marx, utiliza o método dialético para desenvolver sua teoria marxista, conhecer o funcionamento de uma sociedade para modificá-la, através de uma revolução proletária, a burguesia seria retirada e os bens de produção controlados pelos trabalhadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com