TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Cavernículas

Por:   •  4/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  577 Palavras (3 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ –
CÂMPUS PATO BRANCO

Luana Regina Garcia

Os Cavernícolas

  1. Explore o título do texto relacionando com a “Alegoria da Caverna” de Platão.


               Podemos observar que tanto o texto Os Cavernícolas quanto o texto Alegoria da Caverna falam do homem, o homem que vive cercado de medos, no mundo da caverna somos prisioneiros e medrosos, no mundo atual somos prisioneiros em nossas próprias casas pelo medo de assaltos, balas perdidas, drogas, enfim, só nos sentimos seguros dentro de nossas “cavernas”, casas cercadas de murros e grades. Vivemos em um tempo de conflitos armados por domínio de espaço, onde o que normalmente manda é o dinheiro, onde as pessoas vivem em suas “cavernas”, vivem no mundo da escuridão e da falta de perspectiva de mudança. Onde o povo prefere se calar ao invés de gritar por seus direitos, a saúde, educação, segurança e acabam se contentando com a mesmice, com medo de fugir de um tempo medíocre ou sem qualidade de vida.

Observamos no texto de Platão que o homem curioso é capaz de sair da caverna e observar o mundo cheio de luz que está no lado de fora. Sair da caverna significa superar os esquemas de alienação e de medo de conhecer a verdade.

 O ser necessita se desprender das amarras mais sombrias de sua mente. O homem é convidado a caminhar por caminhos novos, é chamado a desvendar o diferente, a excluir de sua mente tudo aquilo que o impede de ser feliz. De acordo com o texto quem consegue sair da caverna encontra coragem para continuar a viver. No mundo atual quem sai da caverna encontra um mundo mais seguro, onde as crianças podem brincar na rua sem medo, os jovens podem sair à noite com a certeza que voltaram para casa, enfim todas as pessoas passam a ter qualidade de vida e seus direitos assegurados.

  1. Reflita sobre o mundo atual, encontre e descreva situações onde o homem contemporâneo se comporta como um cavernícola. (Pelo menos 3 situações diversas das apresentadas no texto).

Na atualidade, as cidades estão cheias de indivíduos que estão no mundo subjetivo do medo e da fraqueza. São violentadas com os seus próprios fantasmas com os receios da cidade sem perspectiva de mudança, não veem uma solução para os problemas, sente receio de sair de suas próprias casas, o medo de serem assaltados, de serem atingidos por uma bala perdida, os faz ficar presos em suas cavernas, preferem serem iludidos pela mídia a verem a realidade.

Os homens de hoje em dia preferem ficar calados em suas casas onde se sentem seguros ao invés de saírem às ruas lutarem pelos seus direitos, preferem fingir que os problemas sociais não são com eles. Reclamam que o governo não investe em segurança, moradia, saúde, educação... Porém na hora de votar e escolher que os representará, são os primeiros a trocar seus votos por qualquer beneficio, não pensando no dia de amanhã, quando alguém chega pedindo ajuda fingem que não é com ele, esquecem-se que amanhã poderá estar na mesma situação.

Reclamam que falta emprego, que os salários são muito baixos, mas quando há oportunidade de se qualificar, preferem ficar no comodismo a se mexer, de sair de suas casas e sentar em um banco escolar para se aperfeiçoar. É muito mais fácil viver em suas cavernas seguras do que sair em busca de mudanças, e enfrentar seus medos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (67.1 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com