TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Novos domínios da lógica e suas implicações

Por:   •  2/11/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.322 Palavras (6 Páginas)  •  16.571 Visualizações

Página 1 de 6

Novos domínios da lógica e suas implicações

Os conhecimentos que se adquirem a partir da lógica, nomeadamente o conjunto de condições de coerência do pensamento e do discurso, aliado ao espírito da matemática, permitiram a formação de novos ramos da ciência contemporânea. A cibernética, a informática e a inteligência são exemplos das ciências e tecnologia que aplicam os conhecimento da lógica, tornando-a a uma disciplina que não é meramente formal e a teórica, mas aplicada.

Cibernética

A palavra cibernética tem a sua origem no terno grego Kubernesis e está associado a palavra latim gubernare, de qual surgiu a ideia de auto governação. Usado por Platão para significar arte de pilotar navios, o termo kubernesis tanto se associa à ideia de dirigir um navio como à de governar o Estado. A origem da cibernética remonta dos anos trinta do século XX, quando a comunidade científica e filosofia debatia a questão das novas máquinas. São de grande importância para o surgimento da cibernética as contribuições de A.

Actualmente, e por influência do trabalho do matemático norte-americano Norbet Wiener, a "cibernética é a ciência da comunicação e do controlo de homens e máquinas" (plural editor, pag). Os seus princípios de controlo e de comando, foi possível discutir a tomada de decisões no contexto político e social.

Aplicações ou aspectos positivos:

A cibernética funciona com um conjunto de operações que simulam uma decisão: para antigirem determinados propósitos previamente definidos, os mecanismos são dotados de um sistema que permite tratar a informação recebida, compara- lá com situações distinta escolher a resposta optimizado de acordo com com tal comparação. Foi por serem capazes de realizar operações lógica-dedutivas que essas máquinas foram designadas máquinas pensamentes.

Impliças ou aspectos negativos da cibernética

A cibernética causou um cenário de terror do desemprego em massa ao progresso natural rumo à sociedade do ócio universal;

-Do sequestro do último refúgio do trabalho supostamente não-alienado pelas máquinas de pensar à fusão entre homem e a máquina, celebro e computador digital;

- Da higiene social via feedback entre mente sã e civilidade liberal à competição ilimitada entre à hecatombe nuclear involuntária provocado pelo erro de um computador;

- A cibernética estimulou a imaginação de toda uma época, como todo acontecimento, se deu um piscar de olho a mesma revista ( grande circulação) que recitou em 1948, " a ciência (...) que apareceu subitamente (...) e esta crescendo como um fungo parasita "(MAGAZINE, 27 Dez 1948) apenas dois anos depois afirmava sem medo.

- o assunto e o grupo dos cibernéticos provocaram uma quantidade tremenda de interesse externo, chegando quase do ponto de uma febre nacional.

Para um observador da época, o cenário era claro: tudo indicava que a cibernética, essa suposta nova disciplina científica \ nova ciência, estava rodando o todo o vapor rumo a seu lugar de direito sob o sol da razão moderna. Bit after the shine comes rainha again, e, tal como a amantes ingénuos que crêem ter finalmente parada o motor infernal do desejo, algo imprevista tinha de acontecer.

Informática

A informática provém da combinação de duas palavras: informação e automática. Informática é, portanto a ciência que trata do processamento racional da informação por meio de máquinas automáticas. A palavra foi criada por Philippe Dreyfus em 1962.

A informática pode ser definida como a ciência do tratamento racional da informação, nomeadamente por máquinas automáticas, sendo essa informação considerada como o suporte dos conhecimentos humanos das comunicações nos domínios técnicos, frequentemente associados à própria informática, são apenas os suportes técnicos para o tratamento informático da informação.

O desenvolvimento dos computadores acabou conduzindo a criação de uma nova ciência dedica-se ao estado do tratamento automático da informação, que é fornecida a uma máquina a partir do meio exterior.

No mundo das telecomunicações e da informática, elaboram-se novas maneiras de pensar e conviver. As relações entre os homens, o trabalho, a própria inteligência dependem, efectivamente, da metamorfose incessante de dispositivos informáticos de toda ordem. Uma informática cada vez mais aperfeiçoada apropria-se da escrita, da leitura, da visão, da audição, do pensamento e da aprendizagem. A investigação cientifica e já inconcebível sem um equipamento complexo que redistribui a antiga separação entre experiencia e teoria. Na época contemporânea, a técnica e uma das dimensões fundamentais em que se desenrola a transformações do mundo humano por si mesmo (LEVY Pierre, 1994)

Aplicação ou aspectos positivos:

-Do mesmo modo que a cibernética, a informática usa o modelo cibernético de tratamento de dados para realizar o processamento automático da informação.

-Reduzir os erros, o armazenamento e ordenação de grandes quantidade de dados e o da realização de cálculos em grande número;

-Modelização das funções cerebrais explorando dados da anatomia fisiologia ou até da biologia molecular;

-As linhas de investigação são essencialmente três simulação das funções superior da inteligência;

-Facilidade no acesso das informações;

-As suas aplicações também podem encontrar se em áreas tão distintas cimo a economia, a medicina, as telecomunicações, a engenharia, o ensino, a física, etc.

Implicações ou aspectos negativos

Exemplo de aspectos negativos na enfermagem:

- "Você fica muito preso à máquina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (83.6 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com