TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PARMÊNIDES

Por:   •  12/9/2016  •  Resenha  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 2

1ª QUESTÃO

Quais são, segundo GHIRALDELLI JR (2010, p. 20 – 21), as diferenças existentes entre as proposições filosóficas de PARMÊNIDES e a filosofia de HERÁCLITO? 2,0

Segundo Ghiraldelli Jr

Heráclito afirma em algum lugar que tudo muda, nada permanece e, comparando com a correnteza de um rio, diz que não podemos entrar duas vezes no mesmo rio.” Já Parmênides propôs que tudo o que existe é eterno, imutável, indestrutível, indivisível e, portanto, imóvel — o que alguns chamam de "doutrina do Uno"

2ª QUESTÃO

Como se pode explicar, conforme GHIRALDELLI JR. (2010, p. 44-45), a TEORIA DAS FORMAS platônica segundo sua ALEGORIA DA CAVERNA? 1,5

A alegoria da caverna é uma narrativa que conta a história de uns prisioneiros que moravam dentro de uma caverna e que nunca conheceram o mundo exterior. Os prisioneiros eram acorrentados de uma forma que eles podiam olhar só para o fundo da caverna. Atrás deles havia um muro e atrás do muro o fogo. Tal fogo iluminava umas peças de bonecos que tinham no muro e assim as sombras eram projetadas no fundo da caverna. Dessa maneira eles acreditavam fielmente que aquelas sombras eram serem existentes. Porém, um prisioneiro acaba se libertando e vivenciando uma nova experiência no mundo exterior e projeta nesse mundo um maior grau de realidade do que ele tinha quando foi alfabetizado apenas com as sombras projetadas no fundo da caverna.

Platão citado por Ghirallard (2010), acreditava que se o individuo liberto tivesse a chance de voltar novamente a caverna para contar para os outros prisioneiros sobre o que ele descobriu, certamente não acreditariam na versão contada por ele, além disso eles puniria o liberto por acusar que o mundo da caverna é irreal. Através dessa narrativa, Platão pontua a diferença perceptiva na obra através de dois mundos: o mundo inteligível (mundo exterior) e o mundo sensível (mundo das sombras).

Ele acredita que todos nós estamos no mundo sensível e que só alcançamos o mundo inteligível através do conhecimento filosófico.

3ª QUESTÃO

O que significa pensar, segundo GHIRALDELLI JR (2010, p. 49), o CONHECIMENTO como SABER PELAS CAUSAS? O que são, conforme ARISTÓTELES, as CAUSAS? 1,5

De acordo com Ghiraldelli (2010, p.49) Aristóteles acreditava que o conhecimento é um saber que poderia ser apresentado através de causas, ou seja, através das causas ele conseguiria chegar as respostas almejadas. Ele buscava respostas através de perguntas comparativas do tipo “Por que x é como é?” sob quatro perspectivas causais, são elas:

A causa material - É o próprio material do que é constituído.

A Causa formal - A coisa em si.

A causa eficiente - Aquilo que dá origem ao processo.

A causa final - Aquilo para qual a coisa é feita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (57.8 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com