TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Petrobas

Tese: Petrobas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/6/2013  •  Tese  •  915 Palavras (4 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 4

2 DESENVOLVIMENTO

Apesar de ser um termo bastante utilizado, é comum observarmos erros na conceituação de responsabilidade socioambiental, ou seja, se uma empresa apenas segue as normas e leis de seu setor no que tange ao meio ambiente e a sociedade esta ação não pode ser considerada responsabilidade socioambiental, neste caso ela estaria apenas exercendo seu papel de pessoa jurídica cumprindo as leis que lhe são impostas.

O movimento em prol da responsabilidade socioambiental ganhou forte impulso e organização no início da década de 1990, em decorrência dos resultados da Primeira e Segunda Conferências Mundiais da Indústria sobre gerenciamento ambiental, ocorridas em1984 e 1991. Responsabilidade socioambiental é a responsabilidade que a empresa tem com a sociedade e com omeio ambiente além das obrigações legais e econômicas. Se define responsabilidade social a obrigação e compromisso que os membros de uma determinada comunidade, sociedade; individualmente por cada um pessoalmente ou compartilhada por um grupo social, que têm entre si,e da mesma forma com a sociedade ou comunidade conjuntamente.

Como responsabilidade social devemos entender também como devemos ser conscientes de que é uma responsabilidade que revela o caráter caritativo de cada um como pessoa e quais são nossos deveres para com os outros. Lembrando que existem situações, graves como uma crise financeira mundial, que exige de cada um dos atores que aparecem no cenário da vida, atuem de forma responsável sobre esse assunto e que exerça no sentido mais amplo da palavra, a responsabilidade social como norma de vida. Damos um exemplo: Quando qualquer pessoa, já seja um de nós que formamos parte da sociedade assumimos uma obrigação, estamos obrigados a respeitar todas as normas, regras e leis, simplesmente por haver aceitado uma responsabilidade devemos respeitar todas as regras e respeitar todos ao nosso redor e assumir a responsabilidade que exige essa obrigação para não causar nenhum tipo de dano ou desconforto no exercício de nossa responsabilidade. Devemos pensar nos outros e respeitar seus direitos e compartilhar suas obrigações.

2.1 PROBLEMAS ENCONTRADOS NA ATUALIDADES.

Nunca se falou tanto em preservação ambiental como nos dias de hoje. A preocupação com o meio ambiente tomou conta dos meios de comunicação, das escolas e até mesmo das indústrias. Mas, apesar de todo o embate, a natureza ainda está sofrendo grandes desgastes por causa da ação do homem, e os efeitos desse desgaste já podem ser sentidos no nosso dia a dia.

Inundações, secas, catástrofes naturais, falta de alimento e de combustível são apenas algumas das conseqüências que já começam a ser sentidas – e a previsão de cientistas e pesquisadores é que este cenário piore. Os problemas ambientais da atualidade, como o aquecimento global, desmatamento, desertificação, extinção de espécies, descartes inadequados de resíduos industriais (altamente contaminante) e lixo urbano, são objetos de estudos constantes dos especialistas.São diversos os questionamentos sobre a própria continuidade e sobrevivência do planeta principalmente pela possibilidade da escassez de água pura em um futuro próximo.O crescimento econômico mundial, a constante degradação do meio ambiente e a possibilidade de exaustão dos recursos naturais colocam em risco a sociedade mundial, com o desequilíbrio da proteção do meio ambiente e nos trará um horizonte de profundas mudanças climáticas causando provável escassez de alimentos e água potável A sociedade se organiza e cobra esforços mais eficazes dos líderes mundiais para alterar esse quadro de previsões sombrias. Aos poucos começam a se disseminar um novo modelo sustentável de desenvolvimento, portanto, faz-se necessário a execução de ações e políticas públicas e privadas, investimentos em pesquisa científica e tecnológica, e adoção de novas tecnologias não exaustoras do meio ambiente.Precisamos investir no gerenciamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com