TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Platão

Tese: Platão. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  Tese  •  1.356 Palavras (6 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO EDUCACIONAL A DISTANCIA

CURSO DE LETRAS

DICIPLINA: TEORIA LITERÁRIA

Platão

Elza Moreira de Lima RA 6991458973

Guarulhos, 2014

PLATÃO

Platão foi um dos Principais Filósofos da Antiguidade foi seguidor de Sócrates e mestre de Aristóteles no período clássico da Grécia Antiga.

Sua obra é um dos maiores legado da humanidade abrangendo sobre ética, política metafísica e teoria do conhecimento Fundou em Atenas a primeira instituição de educação superior do mundo acidental Juntos construíram os alicercer da filosofia natural, da ciência e da filosofia ocidental.

Ele se encontrava em um mundo opaco onde entre os valores antigos e um novo mundo que emergia, ele abordava os mais diversos temas com força e paixão e criatividade.

SUA BIOGRAFIA

Nasceu em 428 a.C. e morreu em 348 ac seu verdadeiro nome era Aristócles, filho de Ariston e Perictione sua mãe descendia de Sólon, o grande legislador,seu pai descendia do Rei Cadro o ultimo Rei de Atenas.

Platão estava destinado a participar da política Atenas e para isso foi educado, poesia e a política disputavam desde cedo o interesse de Platão.

Relatam que depois de conhecer Sócrates permaneceu oito anos de amizade, queimou seus poemas publicamente, rompeu com a poesia e passou a se dedicar com a filosofia.

Platão acompanhou de perto todos os passos do julgamento de Sócrates com o fim trágico que o marcou profundamente.

Durante doze anos refugio-se e fez algumas viagens onde estudou matemática com Teodoro; na Itália estudou com os pitagóricos , e no Egypto os mistérios de Isis, o regime de educação de Esparta , onde os meninos eram retirados dos seus pais para viverem uma vida dura na Montanha em exposição aos elementos naturais,na Judéia a tradição dos profetas e até nas margens do Ganges, onde teriam aprendido a meditação mística dos hindu.

Aos quarentas vai para Siracusa onde viveu na corte de Dionisio I (antigo) onde conquista a amizade e a inteira confiança Dionisio, esses laço mais forte de amizade e o inicio de tentativas para intervir na política de Siracusa, procurando por em pratica seu modelo de sociedade ideal, em que os governantes eram filósofos.

Não tendo êxito na sua primeira investida em converter o tirano Dionísio regressa para Atenas e fundou a Academia onde conheceu Aristóteles.

Depois de vinte anos Platão voltou a Siracusa com a idéia de converter o novo monarca Dionísio e o resultado : foi perseguidor e feito escravo e vendido no mercado de Egina, onde foi comprado pelo um dos seus amigos voltou para Atenas e morreu em 347 ac quando a cidade lutava contra Filipe da Macedônia e cujo desfecho lhe foi fatal.

Sócrates nasceu em Atenas e fundou a filosofia ocidental seus primeiros estudos foram sobre a natureza e a alma humana era considerado muito sábio, mas, não foi bem aceito pela aristocracia Grega, pois defendia ideias contrarias a ela e criticou muito aspecto da cultura Grega afirmando que muitas crenças e tradições não ajudavam no desenvolvimento intelectual dos cidadãos gregos. Em razão das suas ideias inovadoras ele atrai muitos jovens. Temendo algum tipo de mudança na sociedade a elite mais conservadora começa a encarar Sócrates um inimigo publico e agitador em potencial. Foi preso acusado de pretender subverter a ordem social, corromper a juventude e mudanças na religião grega. Em sua cela foi condenado a suicidar-se tomando um veneno chamado cicuta.

Suas obras mais importantes:

Apologia de Sócrates, em que valorizava o pensamente do mestre.

O Banquete, fala sobre o amor de uma forma dialética.

A Republica, em que analisa a política grega, a ética, o funcionamento das cidades, a cidadania e questões sobre a imortalidade da alma.

Uma das filosofia: O mito da caverna

Segundo Platão o espírito humano se encontra temporariamente aprisionado no corpo material, no que considera a caverna onde o seu se isola da verdade realidade, vivendo na sombra à espera de um dia entrar e contato concreto com a luz externa. Assim a matéria é adversária da Alma, os sentidos se contrapõem à mente, à paixão se opõem à razão. Para ele tudo nasce se desenvolve e morre. O homem deve porém, transcendentes este estado tornando se livre dos corpos e então ser capaz admirar e esfera inteligível, seu objetivo maior. O ser irresistível atraído de volta de volta para este universo original através do que Platão chamado de amor nostálgico o famoso era Platônico.

Pensamentos Platônico: para Platão o homem tem dois tipo de realidade a inteligível e a sensível, a primeira não muda a segunda e todas as coisas que nos afetam os sentidos como o ser humano e o bem e a justiça.As pessoas tem características diferentes mas todos são humanos

O problema que Platão se Propões a resolver: Como impedir que a cidade que não viria mais numa tradição por todos aceita e que submetida todas as disputa ao principio da discussão, não naufragasse na anarquia dos interesses particulares e da dispersão.

Como salvar a cidade da confusão em que estava imersa, chegando ao ponto de condenar à morte aquele que tinha sido o farol da verdade na discussão, ou seja o filosofo Sócrates.

Na República, Platão define a Justiça com a vontade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com