TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Platão

Abstract: Platão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2014  •  Abstract  •  646 Palavras (3 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 3

Platão diante de um dilema, se os governantes mataram aquele que era o mais justo, ou pelo menos aquele que possuía um diferencial significativo em relação aos outros cidadãos, quem então poderá ser considerado um administrador digno e que não seja corrupto?

Platão começa a pesquisar e observar as ações das pessoas no cenário político, evidenciando assim, todo o quadro de complexidade que envolve e administra a polis.

O caminho que o filosofo encontra para mudança da concepção política de sua época, é a reformulação de todas as constituições e legislações que regiam a polis. Desta maneira Platão não pretendia curar a doença da corrupção e injustiça, através de medidas paliativas, mas pretendia solucionar o problema em sua origem, propondo uma nova base para todo o assentamento político que os novos governantes teriam de trabalhar.

O caminho que Platão colocará para uma reta orientação da administração da polis, através de um meio mais justo e que não existia corrupção, isto é, a filosofia possibilitara que o administrador público seja mais coerente com suas ações e possa se orientar por norma que o guie tranquilamente pela tumultuada vida política.

Para Platão os únicos com condições para assumir tais poderes eram os filósofos, pois estes eram os únicos capazes de entender e se guiar pela justa medida, desta maneira o que coloca para o administrador acima de tudo é a sapiência, este munido dos recursos da filosofia.

A republica platônica é antes de mais de tudo um grande projeto de engenharia social. Platão por via de um saber teórico acha possível a concepção e a construção de uma política ideal e mesmo utópica.

Para Platão, o primeiro e fundamental problema da política é que todos os homens acreditavam capacitados para exercê-la, o que lhe parece e um grave equivoca, pois ela resulta de uma arte muito especial. Distingue três tipos de artes:

- aquelas que se chama de auxiliares (que podemos classificar como as de ordem técnica como o artesanato, a marinhagem, o pastoreio, etc..).

- em seguida há as artes produtoras (o plantio, a tecelagem, o comercio, etc...) e por ultimo;

- a arte de saber conduzir os homens, que seria a política propriamente dita, superior às outras técnicas.

Platão para melhor ilustrar seu ponto de vista, recorre a uma comparação: a atividade política, disse ele, assemelha-se à tecelagem. Nada mais é do que a arte da vestimenta, o que implica na escolha do tecido, das peças que devem ser costuradas a mão, e da armação final, pois seu objetivo maior é dar segurança e abrigo, da mesma forma que um traje protege das intempéries e assegura os pudores. Por isso, o político deve desenvolver habilidades tais como saber cadar e fiar, porque um de seus afazeres maiores é conseguir o tecido maior e o menor e o melhor com o pior (isto é encontrar equilíbrio entre os fortes e poderosos e os mais fracos e indefesos).

A nova política platônica e o novo Estado deverão ter instrumento na filosofia, porque ela representa o único caminho seguro de acesso aos valores de justiça e de bem, que são o fundamento verdadeiro de toda política.

Os conceitos políticos de Platão visam uma sociedade perfeita, pois para ele a sociedade ideal deveria ser governada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com