TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Política E Sociedade

Casos: Política E Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2013  •  264 Palavras (2 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 2

É possível dizer que a partir do momento que o homem vive em sociedade, ele vive a política.

Segundo Aristóteles, viver na sociedade influenciou o homem a criar uma proposição que fizesse com que fosse possível, de fato, organizar uma sociedade.

No começo, os cargos públicos da pólis eram sorteados, exceto o cargo de general, que exigia formação militar, e o cargo na área de administração, que exigia um bom conhecimento do indivíduo na área da matemática, para que assim pudesse gerir e coordenar as contas públicas.

A vida política começa a tomar força na pólis, e mesmo Atenas, cidade onde viveram Sócrates e seu discípulo, Platão, então a introdução da oratória fez com que muitas ideias absurdas fossem postas em prática e aceitas na Ágora, a assembleia grega, graças ao poder de argumentação daqueles que dominavam a "arte da oratória", como dizia Platão, que, aliás, reconhecia na oratória um poder maior até do que a ideia geral. A ideia ão precisaria ser tão boa, mas o poder de convencimento, sim, necessitaria ser impecável.

Os sofistas se propõem a ensinar a orátoria aos gregos, tornando-se professores dos mesmos.

Sócrates não tinha lá muita empatia com os sofistas, pois dizia que eles ludibriavam as pessoas. Mas em alguns pontos eles convergiam entre si, por exemplo: os dois tinham a ideia de implantar o pensamento racional na sociedade, e que todos os cidadãos da pólis deveriam fazer uso dele, em qualquer que fosse a área do conhecimento.

Eis que essa se torna uma arma fundamental para conseguir se manter no jogo político e na demoracia ateniense.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com