TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qwqrtrtr

Por:   •  15/4/2015  •  Dissertação  •  518 Palavras (3 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 3

Ainda sobre Trabalho e Serviço Social, é essencial reconhecer o assistente social como trabalhador, onde ele vivencia duas realidades: profissional respaldado pela lei e um código de ética e como sujeito, cuja formação lhe dar certa autonomia para intervir na concessão ou não de benefícios e serviços.A discussão sobre a inserção do assistente social nos processos de trabalhos de torna cada vez mais relevante, tendo em vista que a sociedade contemporânea vem sofrendo intensas transformações e se torna decisivo entender sobre aspectos coo: precarização das relações de trabalho, ameaça de desemprego, exigência de polivalência, entre outras questões.

Considerando que a questão social é indissociável da sociedade capitalista e suas configurações assumidas pelo trabalho e pelo Estado, o Serviço Social atua como um processo de trabalho, intervindo na questão social.

O papel do assistente social seria então intervir na realidade a fim de encontrar respostas de seus questionamentos profissionais e a partir disso atuar em prol do fortalecimento do poder dos mais frágeis e oprimidos.

Ainda sobre Trabalho e Serviço Social, é essencial reconhecer o assistente social como trabalhador, onde ele vivencia duas realidades: profissional respaldado pela lei e um código de ética e como sujeito, cuja formação lhe dar certa autonomia para intervir na concessão ou não de benefícios e serviços.

A atuação do assistente social é bastante ampla, onde ele precisa ter domínio da realidade na qual irá intervir, sobre isso, ele deve buscar informações e sempre aprimorar sua técnica, a fim de atrelar o conhecimento teórico ao prático.

Partindo do pressuposto de que a profissão do assistente social sofreu transformações a partir do capitalismo e sua necessidade de se refazer, é importante se observar uma quebra constante de paradigmas, que colocam o assistente social como engajado no projeto ético-político profissional e como expoente da luta pela democracia e justiça social.

Atuando de maneira efetiva sobre as transformações sociais, o assistente social deve observar as contradições das lutas populares em prol da redefinição do seu trabalho profissional no setor público.

É nesse contexto que se estabelece a relação do assistente social com os usuários dos serviços sociais, no sentido de contribuir para a população carente tenha um maior acesso aos serviços sociais que lhe são garantidos por lei.

Dada essa relação, o assistente social atua de forma mediadora da relação Estado e Sociedade, a fim de contribuir para a implantação e monitoramento das políticas públicas viabilizadas.

A prática social é marcada por importantes valores éticos que são voltados para a construção de uma sociedade igualitária, justa e inclusiva, é nesse campo de reinvindicações que o assistente social atua, em prol de divulgar e contribuir para a implantação efetiva de benefícios e serviços que são ofertados para os usuários.

Para isso, o assistente social precisa desenvolver estratégias que facilitarão o seu trabalho, no sentido de propiciar condições mais efetivas para o desenvolvimento do seu trabalho. Deve haver planejamento das atividades, para a elaboração de planos, programas e projetos, além disso, todas as atividades devem ser registradas em um relatório social, a fim de apresentar uma situação social

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (36.8 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com