TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sandronense

Tese: Sandronense. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2014  •  Tese  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 3

Questão 1. Sócrates acreditava que a filosofia era um modo de viver, uma consequência da sabedoria. Já Platão acreditava que a filosofia era a sabedoria através de uma verdade sólida onde ela existe e só depende de cada um a encontrá-la, e como resultado ela se transformaria em uma espécie de doutrina. Acredito que os conceitos na vida do administrador por estes dois grandes filósofos seja que a humilda de Socrátes em não saber tudo e procurar sempre buscar a sabedoria, leve o administrador público aos conceitos de platão, que era governar para todos com equilíbrio, justiça, maturidade e acima de tudo com sabedoria. Nem sempre saber a verdade é necessariamente fazer o bem, o administrador tem a sua verdade e a usa de maneira que acreditar ser o melhor para todos, mais sua verdade não é a verdade de todos é apenas sua e a sabedoria está em usar o conhecimento na melhor administração, portanto quem sabe mais, necessariamente será um governante melhor se usar a sabedoria de forma a fazer o bem a todos.

Questão 2. Acho que Platão acreditava que quem conhecesse a verdade, teria como distinguir o certo e o errado, assim quem a conhecesse ou tivesse mais acesso ao conhecimento conseguiria fazer escolhas mais acertadas a respeito da realidade, ele despreza as peculiaridades e caracteristiacas de cada um. Ao ler uma teoria que leva um conceito teórico de que quem obtém mais saber seria necessariamente um melhor governante parece um pouco absurdo na prática, más se obsevarmos veremos que isso é corriqueiro até hoje, apenas pela análise das eleições, há geralmente à procura de qual candidato é mais qualificado, para depois procurar a índole do candidato, onde até então muitas vezes maximiza o conhecimento e não o comportamento do político, ou seja, a relação entre saber e ser um bom governante não depende somente de conhecimento e sim também de um conjunto de peculiaridades que distinguem um comportamento, por fim, não pode levar só como fator crucial o conhecimento do governante, e jamais se pode afirmar que quem sabe mais é necessariamente um governante mais completo para o cargo do que os há outros.

Questão 3. Platão acreditava que a hierarquia estabelecia uma justa posição de cada um sobre a própria natureza e saber, onde as decisões não seriam compartilhadas e nem perguntadas a todos, as soluções viriam de quem sabe mais, e a razão viria de cima pra baixo e a obediência viria de baixo pra cima, assim tendo um sistema hierárquico abolido por outros, onde acreditam que cairia em uma instituição totalitária.

Os argumentos de Platão indicam que apenas o administrador tem a capacidade de governar e saber o que é melhor para todos. Penso que não só como em administração pública e em outras áreas essa teoria é um pouco radiacal, nós como seres mortais e disponíveis a cometer erros precisamos de opiniões e conclusões diversas para assim chegar a um consenso, saber muito nem sempre é saber o melhor, então é desnecessário a sobrecarga e a intitulação de apenas um ou poucos conhecedores do beneficio conjunto e da verdade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com