TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seguranca Do Trabalho

Trabalho Universitário: Seguranca Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2014  •  584 Palavras (3 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 3

Ordem imprudente

1 INTRODUÇÃO

Acidente no trabalho pode ser caracterizado como eventos inesperados ou previsíveis que podem causar danos à saúde e bem estar do empregado, bem como prejuízos materiais e financeiros a empresa. As Normas Regulamentadoras (NR) determinam às empresas, a necessidade de analise de riscos e capacitação aos empregados a fim de diagnosticar a fundo as possibilidades de acidentes de trabalho, para assim, evita-los. Além disso, cabe aos empregadores fornecer todas as informações cabíveis sobre os riscos e medidas de controle de acidentes (MTE, 2010).

O artigo 19 da Lei n.º 8.213, de 24 de julho de 1991 define acidente de trabalho como toda situação onde é ocasionado pelo exercício do trabalho designado ao empregado da empresa provocando lesões corporais ocasionando a redução, perda da produtividade, sendo ela permanente ou temporária podendo levar até mesmo a morte (BRASIL, 1991).

Desenvolvimento

Uma obra em execução um funcionário foi chamado pelo seu superior para substituir um colega de trabalho que vinha faltando no trabalho,o empregado saiu de sua função e veio a ocupar uma nova atividade sem conhecimento do serviço que iria executar foi cumprir uma ordem sendo que o mesmonão conhecia os risco e também não recebeu treinamento para o material o qual iria trabalhar sendo a sua nova função foi detonar uma rocha em uma escavação para instalar –se um poste. Sem nenhum preparo técnico para exercer a função a qual foi designado Uma obra em execução o empregado não usava os equipamento de proteção individual nem o de proteção coletiva, sem nenhuma precaução com a integridade física do trabalhador ,podendo e devendo prever o acidente que poderia ser fatal,deram-lhe a imprudente ordem .naquele dia o responsável pelos explosivos se quer estava na região .A vítima entrou no buraco ,ficando com o corpo todo dentro dele e começou a socar a mistura explosiva no furo da rocha ,inesperadamente ocorreu a explosão.A vítima teve sequelas permanentes, tanto é que foi-lhe deferida aposentadoria por invalidez acidentária,.teve amputada sua perna e fraturou o pé esquerdo, perdeu que quase que totalmente a audição em ambos ouvidos.Após dezessete anos de uma batalha de processo na justiça que ainda terá que aguardar as duas condenações uma por dano psicológico e a segunda por pensão vitalícia e metade por colocação de uma prótese a vítima com oitenta e dois anos será que vivera para usufruir da reparação e pelos danos sofrido ? isso só Deus sabe. A segurança no trabalho depende do comprometimento de cada empresa em colocar como prioridade a segurança dos seus empregados juntamente com a integridade física e mental do trabalhador, de modo que ela venha extinguir os imprevistos. Nesta perspectiva, as empresas formam as equipe de segurança no trabalho, a fim de que, diminua os acidentes e assim, aumente a produtividade e a qualidade dos produtos, melhorando as relações de trabalhos.

3 CONCLUSÃO

A adoção de medidas que previnam os riscos de acidentes possui como diagnose base as analise que permitam a contribuição para um ambiente de trabalho mais seguro. O planejamento e o monitoramento de ações empresariais a serem desenvolvidas implicarão no aumento da produtividade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com