TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Socioculturais

Casos: Socioculturais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  907 Palavras (4 Páginas)  •  1.203 Visualizações

Página 1 de 4

Desenvolva, com base nas referencias e discussões apresentadas no material didático, uma resposta à seguinte questão: É possível tornar realidade um projeto de universalização de direitos humanos que possa estabelecer novos padrões de humanidade por intermédio da política? Comente criticamente, argumentando e justificando o seu comentário, a posição do Professor Pap N´Diaye. Seu texto deve ter no máximo 15 linhas. (4,0)

1) Para Karl Marx, quanto mais um operário trabalha, menos ele custa para a economia e assim mais ele é desvalorizado, chegando ao ponto de se tornar uma mercadoria do capitalismo. Este tenderia unicamente o lucro e originaria a sede de riquezas e a luta entre cobiças, a concorrência. Quanto mais o operário produzir, mais ele esta valorizando o mundo das coisas e desvalorizando o mundo dos homens, tornando-se tanto mais pobre quanto mais riquezas ele produzir.

O trabalhador recebe primeiro o trabalho, e depois o meio de sustento, sendo em primeiro lugar operário e depois pessoa física, virando assim escravo de seu próprio trabalho. A Economia Política esconde a alienação na essência do trabalho porque ela não considera a relação direta entre o trabalho e a produção. O trabalho transforma o operário numa máquina que não consegue afirmar-se. O homem não se sente mais livremente ativo senão em suas funções animais. Sua vida perde o significado, pois o homem passa a fazer de sua própria vida simplesmente um meio de sustento, invertendo com isso a relação que teria com o trabalho, desta forma o trabalho alienado termina por alienar do homem seu próprio gênero.

Marx aborda a conclusão de que, se o produto do trabalho é alienado do trabalhador, por ser algo de feição a ele, a ponto de não lhe pertencer, deve ser então propriedade de outro. Que não é evidentemente quem o produziu, então logicamente deve ser outro homem que tomou dele aquilo que deveria lhe pertencer. Com isto estão fundadas as bases para a exploração de um homem por outro. O excessivo do trabalho alienado termina por dar início ao acúmulo de riquezas e logo, o surgimento da propriedade privada.

2) Todo homem racional e de sã consciência sabe o que faz. Sabe também o que é certo ou errado podendo usar de livre arbítrio.No caso de Assange não temos conhecimento de tudo o que esta envolvido nas suas atitudes que, aparentemente, ferem a ordem publica, a moral e o bem estar de uma sociedade. É sua palavra contra grandes potencias que, a rigor, usam seu poder para dominar.

Mas quem não comete erros “que atire a primeira pedra”!

Assange, até ser provado o contrario, é vitima de perseguição. Conforme artigo XI ele tem o direito de ser considerado inocente ate que sua culpabilidade tenha sido provada de acordo com a lei.

Julian Assange se considera vitima de perseguição, o que lhe da o direito de procurar asilo em outros países artigo XIV. Por temer por sua vida e liberdade deve ser considerada como razão em buscar proteção. No caso do Equador, por conceder asilo politico, reconheceu que Assange é vitima de perseguição. Há também pessoas ao redor do mundo que o apoiam e querem sua liberdade. O ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva prestou solidariedade a Assange e disse que ele é um exemplo do discurso livre. O cineasta inglês Ken Loach, a milionária Jemima Khan e o jornalista investigativo australiano

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com