TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Socrates DADOS BIOGRÁFICOS

Bibliografia: Socrates DADOS BIOGRÁFICOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  Bibliografia  •  977 Palavras (4 Páginas)  •  536 Visualizações

Página 1 de 4

DADOS BIOGRÁFICOS

Nascido em Atenas em 470 a.c , era filho de um escultor e de uma parteira . Praticou a profissão do pai por algum tempo e provavelmente recebeu a educação de jovens atenienses da epóca . Viveu na idade do ''ouro'' ateniense , o ''século de Perícles'' ; onde a arquitetura , filosofia e as tragédias estavam a todo vapor na Grécia . Nessa mesma epóca , houve a tentativa de um governo democrático pela primeira vez em todo o país , exercida é claro pelos considerados cidadãos ; os oradores e o poder da palavra era evidenciado através da arte da persuação .

Daí surge os sofistas , professores remunerados que tinham o dever de ensinar os jovens atenienses o uso correto da palavra ( o discurso ) , esses se consideravam sábios . A moral tradicional e as normas de conduta , estavam começando a sofrer mudanças realizadas devido a racionalização trazidas por eles . Sócrates se torna um tipo de sofista com a diferença de não receber nenhuma remuneração e ''atender'' a qualquer pessoa , até mesmos os escravos .

Sócrates começou sua busca pelas respostas na filosofia pelo fato de seu amigo Querefone ter ido ao Oráculo de Delos e indagado sobre o homem mais inteligente do mundo , tendo como respota o nome de seu amigo , Sócrates . Pelo fato de Atenas ser repleta pensadores , Sócrates começou a procura-los para indagar suas doutrinas através do dialógo tentando provar que o Oráculo estava engandado , sendo que Sócrates deixava os pensadores sem respostas ou explicações para seus própiaos ensinamentos , mostrando que na verdade eles não tinham conhecimento verdadeiro sobre o assunto . E foi dessa maneira que Sócrates conquistou vários seguidores . Ele deduzu que sua sabedoria era a de não saber nada , e que dessa ignorância sobre as coisas e o reconhecimento da mesma , era o começo da sua autoconsciência .

''Só sei que nada sei ''.

Em 432 a.c tem-se a Guerra do Peloponeso , e Sócrates se destaca por sua bravura e resistência física dentre os demais soldados . Após a guerra , Sócrates teve um reconhecimento ainda maior que o que já o tinha . Mostrando que diante de qualquer governo e qualquer autoridade , ele devia primeiro obediência a sua consciência . Afastou-se da política pelo fato de achar que cada homem deveria servir sua pátria de acordo com sua vontade , sendo justo e formando cidadãos sábios - o que era contrário ao modelo filosófico da epóca interpretado pelos sofistas - o modelo político vigente .

Seu modo de ensinar filosofia ganhava cada vez mais adeptos e inimigos ao mesmo tempo . A sua filosofia era totalmente centrada no dialógo e no poder da palavra . Usava a maiuêutica como método , que consistia no debate com o outro deixando o mesmo expressar suas ideias , chegando no final do debate a uma conclusão ele mesmo . Fazia comparação de seu trabalho como filósofo com o de uma parteira (como o trabalho de sua mãe ) pois , ele não criava o saber nas pessoas mas ajudava-o a nascer no homem .

Usava muito da ironia em seus debates pelas praças públicas . Na qual , no meio do mesmo ele dizia que nada sabia , forçando o interlocutor a expor suas opiniões e acabar reconhecendo a ignorância , a qual julgava antes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com