TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Só Sei Que Nada Sei

Artigos Científicos: Só Sei Que Nada Sei. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2014  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  715 Visualizações

Página 1 de 2

Filosofia de Descartes

Trabalho solicitado pelo professor, João Paulo, para obter a nota parcial do bimestre.

Porto Velho/ RO

O problema do critério e a relação de Descartes com a perspectiva cética

René Descartes foi, e ainda é, uma importante figura na filosofia. Filósofo, matemático e físico francês, a forma de pensar e questionar de Descartes levanta diversas discursões. O método Cartesiano utilizado por Descartes veio a contraponto do que se tinha antes como verdade. Antes, acreditava-se que tudo existia pelo simples fato de que deveria existir, o método Cartesiano consiste em questionar e duvidar de tudo que assim pode ser feito, eliminando todo conhecimento inseguro ou sujeito a controvérsias. Só se pode existir aquilo que se pode ser provado, afirmava ele.

Descartes quer ir além da história da filosofia, pois seu método faz alusão direta ao problema do critério. Então ele considera que o traço fundamental do problema do critério pode ser considerado, em síntese, da seguinte forma: para começar a filosofar é preciso um critério de julgamento. Então relata que o problema do critério e á sua origem Grega.

Para os seguidores de Pirro, só existem três questões imanentes a toda e qualquer investigação filosófica: 1) sobre as coisas, qual a sua verdadeira natureza; 2)em que situação nós estamos a respeito dessas coisas;3) o que podemos esperar que siga essa situação. Então para cetismo grega fez importantes debates que defendiam ser possível alcançar verdades absolutas. A intenção de Descartes que nunca devemos “aceitar como verdadeira alguma coisa sem a conhecer evidentemente como tal” isto é, evitar o preconceito, então seu método defendia está questão sobre o problema do critério, pois queria que aceitasse as coisa sem evidências.

Á media que vão surgindo várias conclusões que contradizem os métodos do critério, segundo a suas tradições, o homem não poderia ter certeza de nada, para provar a contrário Descartes precisaria de uma certeza. Durante sua busca por verdades absolutas, surge “penso, logo existo”. Descartes sugeriu vários pontos de vistas importantes que derruba os problemas em relação ao homem, pois ele afirma que o mundo surgiu através de um criador, bem diferente do ponto de vista critério que afirma que não existe divindade. Logo percebe-se que vários assuntos do critério, Descartes contradizia esses assuntos que eles falavam, disto foram surgindo varias verdades que estavam ocultas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com