TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sócrates. Platão

Resenha: Sócrates. Platão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  Resenha  •  258 Palavras (2 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 2

Sócrates

Nascido em Atenas foi um dos principais pensadores da Grécia Antiga. Foi o fundador do que hoje conhecemos por filosofia ocidental, seus primeiros estudos foram sobre a natureza da alma humana. Através do diálogo levava o conhecimento sobre o mundo e ser humano.

Tomamos conhecimento dele por meio de seus principais discípulos, Platão e Xenofontes. Não há registros de seus pensamentos escritos por ele mesmo.

Criticou as tradições e os costumes gregos,dizendo que os mesmos não auxiliavam no desenvolvimento intelectual dos cidadãos gregos.

Foi preso acusado de tentar subverter a ordem e os valores sociais,há indícios de que ele foi condenado a suicidar-se ingerindo um veneno.

Platão

Assim como Sócrates, Platão também nasceu em Atenas, foi um dos mais importantes filósofos gregos que influenciou intensamente na filosofia do ocidente. Suas idéias basearam-se na diferenciação entre as coisas sensíveis e as coisas visíveis, tendo se tornado um seguidor de Sócrates.

A visão de Platão em relação à educação era de que deveriam ser valorizados os métodos de conversação como um meio para se chegar ao conhecimento e o desenvolvimento da moral do homem, assim seria uma forma do homem se desenvolver intelectualmente e fisicamente.

Sofistas

Eram grandes oradores, que tinham uma habilidade incomum com a retórica e a persuasão. Tinham conhecimento em todas as áreas, sendo considerados sábios. Sócrates os acusou até de prostituição, já que os mesmos faziam uma troca, ensinando a argumentar, a discursar, a persuadir e convencer apenas a aqueles que podiam pagar pelos seus conhecimentos.

Apesar dos sofistas terem grande conhecimento, usavam desse artifício para induzir ao engano, beneficiando a si mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com