TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Taxidermia E Plastinação

Dissertações: Taxidermia E Plastinação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  587 Palavras (3 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 3

Biografia

Neste tema vamos abordar a técnica de plastinação e a técnica de taxidermia, com um texto explicativo, com ilustrações e suas diferenças.

Técnica de Plastinação

A plastinação, é a retirada de água e lipídeos do corpo, aplicando polímeros sintéticos no local, fazendo com que não haja decomposição do material. Conseguindo então expor músculos, veias, cérebro e o sistema nervoso. Impedindo qualquer dano ao corpo, podendo ficar em qualquer ambiente.

Está técnica, tem sido muito utilizada para que possamos ver o interior do ser de forma totalmente real e precisa. Além do que, mantém a textura, coloração, o que é importante para análises e trabalhos.

Cientistas informam que é um trabalho um tanto quando trabalhoso e até mesmo demorado, para fazer uma plastinação no corpo humano são necessários de 8 a 12 meses de trabalho.

Já para plastinar uma baleia, o trabalho pode durar até 2 anos.

A plastinação levanta problemas de carácter moral, ético, religioso e legal, pela manipulação dos corpos doados por vontade da pessoa em vida. Não obstante estas questões, teve uma aceitação muito boa por parte da comunidade científica, do público e mesmo de alguns países da Europa, China, Rússia, Japão, Estados Unidos e México entre outros, onde neste último, foram aplicados pela primeira vez em 1999.A finalidade da plastinação é a instrução nas ciências naturais, o conhecimento nas áreas de saúde e a exibição museográfica.

Gunther Von Hanger é anatomista alemão, inventor da platinação, técnica que preserva tecidos biológicos. A plastinação foi inventada em 1977 e por ele patenteada no ano seguinte. Posteriormente, ele aperfeiçou sua técnica e fundou o Institute of Plastination em Heidelberg, em 1993. Ele tem sido professor visitante em Dalian, na China desde 1996, onde dirige um centro de plastinação, como também o State Medical Academy, em Bisqueque, Quirguistão. Desde 2004, ele é também professor convidado na Universidade de Nova Iorque, na faculdade de Odontologia.

Técnica de Taxidermia

Taxidermia é a arte de montar ou reproduzir animais para exibição ou estudo1 . É a técnica de preservação da forma da pele, planos e tamanho dos animais2 . É usada para a criação de coleção científica ou para fins de exposição, bem como uma importante ferramenta de conservação, trazendo também uma alternativa de lazer e cultura para a sociedade. Tem como principal objetivo o resgate de espécimes descartados, reconstituindo suas características físicas e, às vezes, simulando seu habitat, o mais fielmente possível para que possam ser usados como ferramentas para educação ambiental ou como material didático. Popularmente o termo empalhar já foi usado como sinônimo de "taxidermizar" entretanto atualmente não se usam mais os manequins de palha e barro para substituir o corpo dos animais.

A Taxidermia atende a diferentes públicos como donos de animais domésticos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com