TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Thomas Hobbes definiu o estado da natureza

Tese: Thomas Hobbes definiu o estado da natureza. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  Tese  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  665 Visualizações

Página 1 de 2

1.Como Thomas Hobbes definiu o estado de natureza?

Segundo Thomas Hobbes o estado de Natureza é entendido como um estado onde os indivíduos vivem isolados e em luta permanente. Tais indivíduos seriam naturalmente egoístas e viviam em função de proteger os seus própios interesses. Para Hobbes vigora uma guerra de todos contra todos ou o que ele chama de, “O homem lobo do homem”. Neste estado o homem é como um animal, a lei da selva ou do poder da força vigora; é uma guerra do mais forte que domina o mais fraco para sobreviver, e o medo os dominam. Conforme Hobbes, os homens vivem em guerra constante e o medo principal é o da morte violenta.

2. Para Hobbes, o que legitima o pacto?

Para Hobbes o que legitima o pacto é a passagem de natureza à sociedade civil, onde os indivíduos renunciam sua liberdade natural (violência) por troca de um direito a vida e segurança, isto é o que legitima o pacto.

3.O texto confirma as idéias de Hobbes sobre o homem no estado de natureza? Por quê?

Sim, porque quando não há um regulamento ou uma integração política do governo para combater a violência, quando falta um controle soberano, será complicado conter e monitorar o controle da segurança. Entretanto, a falta de um poder soberano e a decadência de uma sociedade civilizada é o que causa os aumentos dos indicies de violência. Entendemos segundo a teoria de Hobbes, que a falta destas coisas faz com que o homem volta ao estado humano, seu instinto natural e começa a buscar os seus própios interesses por meio da violência novamente.

4.Qual seria a solução hobbesiana para o fato da violência? Poderia ser invoca nos dias de hoje?

A solução de Hobbes seria iniciar a convenção do estado natural para um estado político onde este estado seria constituído pelas instituições do poder soberano ou os órgãos de Estado que regeria por imperativos distintos como: vida, segurança, propriedade, ordem, defesa e etc.

5.O que é para Locke um direito natural? Quais são eles?

Para o filósofo Locke lei natural (estado de natureza), a lei da razão, ou comumente chamado direito natural ela ensina os homens que apenas em uma situação pacífica pode gozar dos seus direitos originais.

Direito Natural é, por tanto, uma lei razoável, que nos aconselha a aceitar uma limitação razoável da nossa liberdade natural, para garantir a nossa vida de fé e de propriedade.

Entre os direitos naturais, figuram-se Como principais o direito à vida e o direito de liberdade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com