TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um Pouco de Platão

Por:   •  25/1/2023  •  Resenha  •  1.526 Palavras (7 Páginas)  •  60 Visualizações

Página 1 de 7

UM POUCO DE PLATÃO – Pílula filosófica

I – Mito da caverna

Platão descreve que alguns homens, desde a infância, geração após geração, em situação de aprisionados em uma caverna. Neste lugar, não conseguem se mover em virtude das correntes que os mantêm imobilizados. Virados de costas para a entrada da caverna, veem apenas o seu fundo. Atrás deles há uma parede pequena, onde uma fogueira permanece acesa. Por ali passam homens transportando coisas, mas como a parede oculta o corpo dos homens, tudo o que os prisioneiros conseguem ver são as sombras desses objetos transportados. Essas sombras projetadas no fundo da caverna são compreendidas pelos prisioneiros como sendo tudo o que existe no mundo [e corresponde, portanto, ao mundo físico, isto é, material ou sensorial].

Certo dia, um dos prisioneiros consegue se libertar das correntes que o aprisionava. Com muita dificuldade, ele busca a saída da caverna. No entanto, a luz da fogueira, bem como a do exterior da caverna, agride os seus olhos, já que ele nunca tinha visto a luz.

O ex-prisioneiro pensa em desistir e retornar ao conforto da prisão a qual estava acostumado, mas gradualmente consegue observar e admirar o mundo exterior à caverna. Entretanto, tomado de compaixão pelos companheiros de aprisionamento, ele decide enfrentar o caminho de volta à caverna com o objetivo de libertar os outros e mostrar-lhes a verdade.

No diálogo, Sócrates propõe que Glauco, seu interlocutor, imagine o que ocorreria com esse homem, em seu regresso. Glauco responde que os outros, acostumados à escuridão, não acreditariam no seu testemunho e que aquele que se libertou teria dificuldades em comunicar tudo o que tinha visto. Por fim, era possível que o matassem sob a alegação de perda da consciência ou loucura [em Heidegger corresponde a pensar a facticidade, isto é, ao mundo dos fatos sedimentados como verdades pré-críticas].

II – Consequências

O presente mito diz que há uma dupla realidade. O mundo do ser verdadeiro, simbolizado pelo sol que se encontra após saímos da caverna; assim como o mundo da aparência, isto é, o mundo humano e em geral marcado pela valorização do imediato, físico, concreto em detrimento ao ideal.

Cada instância – real ou aparente – comporia oposições fundamentais de realidade.

O mundo ideal – isto é das formas perfeitas presentes em nossa razão – seria o verdadeiro mundo porque toda nossa compreensão, assim como nossa possibilidade de existir concretamente, adviriam dos paradigmas desse mundo eterno, atemporal e formal. Enquanto o mundo sensorial – ou seja, imediato – não deixaria de ser real. No entanto, real no sentido fraco. Porque não poderíamos compreender-nos, nem ao outro, nem ao mundo apenas tendo o imediato como base. Esse mundo sensorial é o mesmo do animal bruto. Ele se reduz a ação-reação, causa-efeito, estímulo-resposta.. Ora. Isso não é suficiente.

Faz-se, assim, para Platão necessário explicar a diferença entre mundo inteligível e sensível.

Por inteligível se compreende o mundo da inteligência, da formalidade, da ideia, do pensamento, enquanto o mundo sensível é o mundo da aparência, do corpo, das sensações.

III — Doutrina das ideias (eidos em grego)

Como o mundo material é dinâmico, e o mundo da ideia estático, Platão procura explicar aquele por meio desse. Em Platão a matéria é organizada pelos eidos, isto é, formas eternas subjacentes à realidade material. Sua doutrina, assim, procura explicar não apenas o movimento dos corpos e dos entes como também procura explicar a razão das coisas.

A primeira grande questão, na base de sua exposição, é a noção de substância.

Não se pensa aqui em substância material —por exemplo, como a de um perfume ou composto químico —, mas sim numa substância, isto é, numa “coisa” que se altera sem alterar sua natureza (essência). Diz Platão que há algo que recebe e modifica algo, mas ela mesma não se altera definitivamente. Talvez a palavra-chave seja pensar na substância platônica como radicalmente resiliente. Que consiste, em mecânica, na propriedade que alguns corpos (isso, porém no plano concreto) apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica. Assim como um corpo – por exemplo, um metal – pode voltar a sua forma anterior após uma deformação, igualmente a substância após sofrer deformação volta a ser o que era. Não importa quanta “pancada” sofra.

A substância —numa outra perspectiva – funciona assim como uma plataforma de petróleo no mar. Como sabemos, a plataforma é construída para resistir às forças do vento e das águas, de modo que seus pés são móveis. Contudo, capazes de mover-se sem, porém, desequilibrar a plataforma. Na mesma, tudo se passa como se não houvesse choques.

Platão, assim, quer mostrar que só podemos compreender os fenômenos da physis – isto é, da natureza – caso nós tenhamos princípios metafísicos.  Nada ganha inteligibilidade, isto é, compreensibilidade, sem a adoção de princípios não materiais. A matéria, portanto, é carente de razão.

IV – O movimento

Embora nos pareça óbvio pensar o movimento, ele já causou muita dor de cabeça nos filósofos. Alguns chegaram a dizer que o movimento não existe. Que seria apenas uma ilusão da matéria. Porque não está inscrito no ser. Visto que o ser é imóvel.

Platão resolveu isso dizendo que o movimento dos corpos só pode ser compreendido caso pensemos em algo assim como os corpos – inclusive a nós mesmos – como orientados no mundo a um destino ético.

De certo modo, mover é passar de um estado A para outro, um estado B. Nascemos num mundo de ignorância e de aparência, mas somos destinados pela Ideia de Bem e de Belo a “evoluir” espiritualmente. Tal evolução tem por ponto de chegada – o final do trajeto – o desenvolvimento da alma, a procura pela verdade, o exercício do bem e da justiça em nós e nos demais.  

V – A Ideia de Bem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (45 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com