TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Univel

Artigo: Univel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/2/2015  •  891 Palavras (4 Páginas)  •  1.544 Visualizações

Página 1 de 4

Questão 1 (3,0 pontos)

Baseado na leitura dos tópicos de estudo da unidade de aprendizagem “Teoria do conhecimento”, responda resumidamente:

a) Forneça um conceito para o termo “conhecimento”, ou seja, o que é conhecimento?

R: O conhecimento vem da origem do Latim,é o ato ou feito de conhecer e ter ideia ou noção de algo, e é essencialmente, possuir informações e saber acessá-las de maneira que sejam úteis em diferentes situações do cotidiano e da vida como um todo.

b) Diferencie o conhecimento humano daquele pertencente a outras espécies de seres vivos.

R: O ser humano, ao contrário dos animais, se comporta de duas formas, enquanto os outros seres vivos agem apenas pelo instinto, nós temos a capacidade de pausar e refletir. A cada estímulo recebido, pensamos a respeito, conceituamos e arquivamos em nossa memória.

c) Explique pelo menos um aspecto que se relacione à importância do estudo da teoria do conhecimento para o estudante universitário.

R: Antes de tudo, não adianta nada estudar numa universidade e não entender os princípios básicos do conhecimento, tendo em vista que o ambiente universitário existe especificamente, para difundir conhecimento. Além disso, conhecer mais intimamente os caminhos que levam ao conhecimento, possibilita ao universitário administrar melhor toda a carga de informações adquiridas, que serão importantes para a vida profissional.

Questão 2 (3,5 pontos)

O conhecimento filosófico e científico são geradores dos mais importantes de progresso humano. Inicialmente, os gregos filósofos forneceram muitos conceitos racionais na tentativa de explicar os fenômenos que os cercavam. Com o passar do tempo, o conhecimento filosófico precisou ser complementado pelo científico para “dar conta da vida real”. Portanto, a vida do homem moderno precisou de um conhecimento aplicável e eficiente na invenção de tecnologias de produção, para o domínio e exploração da natureza, urbanização, entre outros. CITE e EXPLIQUE pelo menos dois aspectos relacionados ao conhecimento filosófico e/ou científico que ilustram o contexto mencionado. Em outras palavras, por que o mundo moderno não seria possível se fosse baseado somente em filosofia?

R: O conhecimento filosófico é de suma importância no âmbito pessoal. Na antiguidade, o objeto de estudo era o ser humano e suas relações, consigo mesmo, com os outros seres e com o ambiente. Além do mais, era necessário estipular uma maneira de vida organizada, por assim dizer, para todas as pessoas. Dessa forma, por muitos anos estudou-se principalmente filosofia e sociologia. No mundo atual, as necessidades do ser humano são outras. Temos moradias a construir, mercados para abastecer, doenças a serem curadas, eletrônicos a serem diariamente reinventados, entre outros. Nesse contexto de evolução e necessidade de produção, principalmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com