TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vygotisky

Bibliografia: Vygotisky. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  Bibliografia  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 3

Lev Vygotsky nasceu em 1896 na Bielo-Rússi. Em 1918 se formou em Direito pela Universidade de Moscou, se casou aos 28 anos teve duas filhas. Em 1934 foi vitima de uma doença chamada de turberculose, que acabou tirando sua vida. No mesmo tempo que estava fazendo Direito cursou também Historia e filosofia. Desde então depois de experiências adquiridas, e de formações de professores da escola local e do estado, se dedicou no estudo dos distúrbios de aprendizagem e linguagem,e das diferentes formas de deficiência. e assim graduou-se em Medicina, fundou o laboratório de psicologia da Escola de Professores de Gomel. Depois de muitas palestras que ele dadas, Vygotsky foi convidado a trabalhar no Instituto de Psicologia de Moscou. Então aos 21 anos iniciou-se sua carreira, além disso ele começou a pesquisar sobre questões ligadas a Pedagogia.

Embora tenha um curto período de vida deixou uma grande herança teórica que foi silenciada por quase meio século sendo acusado de ser idealista. Vygotsky no final da revolução Russa inicio suas teorias, a partir de idéias impostas neste ano Vygotsky foi influenciado e se dizia marxista e desenvolveu sua teoria sobre funções psicológicas superiores. Já Vygotsky como Piaget compartilham de idéias construtivistas onde a única aprendizagem significativa, que é aquela que ocorre através da interação entre sujeito, objetos e outros sujeitos.

Vygotsky citar a importância da inclusão de fato, onde as crianças com alguma deficiência interajam com crianças que estejam com desenvolvimento além, realizando a troca de saberes e experiências, onde ambos passam a aprender junto. Vigotsky defende a educação inclusiva e acessibilidade para todos, as crianças cegas podem alcançar o mesmo desenvolvimento de uma criança normal, só que de formas que o professor inclua uma método para que a criança se adapte para maiores conhecimentos. Através da fala podemos organizar as atividades práticas e das funções psicológicas, promovendo assim seu desenvolvimento, dando ênfase aos conhecimentos histórico-cultural, conhecimentos produzidos e já existentes em seu cotidiano. Segundo Vygotsky a aprendizagem é um processo contínuo e a educação é caracterizada por saltos qualitativos de um nível de aprendizagem a outro, daí a importância das relações sociais, assim o desenvolvimento que está próximo, ou seja, ajuda a transformar o desenvolvimento potencial em desenvolvimento real. Sendo que através do imaginário a criança estabelece regras do cotidiano real.

“Mesmo havendo uma significativa distância entre o comportamento na vida

real e o comportamento no brinquedo, a atuação no mundo imaginário e o

estabelecimento de regras a serem seguidas criam uma zona de

desenvolvimento proximal, na medida em que impulsionam conceitos e

processos em desenvolvimento” (REGO, 1994, p. 83).

O trabalho pedagógico deve estar associado à capacidade de avanços no desenvolvimento da criança, e ter o conhecimento de que não basta apenas ir a escola, para se absorve conhecimentos idéias temos que ter um método consistente de fato, para que o aluno seja motivado de forma que no futuro próximo possa repassar mesmo, que mesmo o aluno não venha ser um professor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com