TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética E A Sociedade Liquida

Pesquisas Acadêmicas: Ética E A Sociedade Liquida. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/7/2013  •  724 Palavras (3 Páginas)  •  809 Visualizações

Página 1 de 3

Existem muitas definições para ética. E muitos autores que falam sobre o assunto. Tentei focar em um único autor, acredito que desta maneira possa expressar melhor a ideia e contextualizar melhor o assunto.

Segundo Kant, o valor moral de uma ação reside dentro de cada um. (Em: <http://www.slideshare.net/LRSR1/a-teoria-tica-de-kant-11894791>. Acesso em 18/06/2013.)

Entendo que a ética, segundo os princípios de Kant, esta na intenção do indivíduo. Ou seja, se não as conhecemos, não poderemos determinar o valor moral de sua ação. Posso concluir que uma ação pode não ter valor moral, mesmo que suas consequências tenham sido boas.

Exemplificando: o indivíduo não deixa de praticar o ato de furto ou roubo, pelo motivo de ser preso, mas sim por ser um ato incorreto, agressivo e prejudicial ao outro indivíduo.

Já Michel Foucault toma como base a ética grega para fundamentar seus conceitos, Foucault desenvolveu o pensamento de estética existencial. http://universodesofos.blogspot.com.br/2009/09/etica-em-foucault.html

Estética no sentido de que cabe ao indivíduo gerenciar sua própria vida buscando sua maioridade intelectual independente dos dogmas, leis ou outra forma de controle e, existencial, pois o indivíduo constitui seu caráter livremente, ou seja, uma atitude limite e uma experimental.

Zygmunt Bauman Desenvolveu seus pensamentos na chamada sociologia humanística, dentre suas obras, o assunto que mais se destacou aonde o autor sugere a metáfora “liquidez”, caracterizando o estado da sociedade moderna como uma sociedade que não consegue solidificar costumes, hábitos e verdades.

O autor, que é citado no site referido, diz:

“Nossas instituições, quadros de referência, estilos de vida, crença e convicções mudam antes que tenham tempo de se solidificar em costumes, hábitos e verdades auto-evidentes”. (Gutemberg, Blog do Gutemberg < http://blogdogutemberg.blogspot.com.br/2008/10/vivemos-numa-sociedade-lquida.html> [em:] 18/06/2013

Bauman traça um paradoxo entre a antiga sociedade industrial e atual sociedade moderna, dizendo que um determinado funcionário, iniciando suas experiências profissionais em uma empresa, moldada no pensamento fordista, poderia trabalhar toda sua vida naquele lugar, no entanto, nos dias de hoje, um alto executivo, empregado na Microsoft, ganhando até cem vezes mais, não consegue garantir que fique por muito tempo nesta empresa.

Levando para o âmbito social, Bauman, disserta em seu livro intitulado, Amor Liquido, que, influenciado pelo poder do sistema econômico que vivemos, o amor entre duas pessoas sobre grande influencia, no sentido de não querer manter um relacionamento duradouro e consequentemente ver-se mobilizado, diante de um mundo em permanente movimento. Gutemberg expressa de maneira mais clara citando o autor:

“...o indivíduo se vê diante de um dilema terrível: de um lado, ele precisa dos outros como do ar que respira, mas, ao mesmo tempo, ele tem medo de desenvolver relacionamentos mais profundos, que o imobilizem num mundo em permanente movimento.” (Gutemberg, Blog do Gutemberg <(Gutemberg, Blog do Gutemberg < http://blogdogutemberg.blogspot.com.br/2008/10/vivemos-numa-sociedade-lquida.html> [em:] 18/06/2013

Concluindo, entendo que Bauman, consegue chegar mais próximo do contexto que vivemos atualmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com