TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Industrialização e Urbanização

Por:   •  21/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.449 Palavras (10 Páginas)  •  38 Visualizações

Página 1 de 10

Geografia e ensino[pic 1]

Aula 9: Industrialização e urbanização

GEOGRAFIA E ENSINO

Marísia Santiago Buitoni

Daniella Barroso

Aula 10– INDUSTRIALIZAÇÃO E URBANIZAÇÃO

Meta

Nesta aula distinguimos conceitos importantes da geografia urbana, como cidade, urbano e industrialização.

Objetivos

Esperamos que, após o estudo do conteúdo desta aula, você seja capaz de:

1. distinguir cidade e urbanização;

2. estabelecer relação entre urbanização e industrialização.

1. Cidade e indústria, urbanização e industrialização

O sufixo “ação” que integra as palavras urbanização e industrialização indica processo; é um indicativo importante de seu significado: são termos que informam um movimento, uma transformação. Urbanizar e industrializar-se são processos e se distinguem de cidade e fábrica, que correspondem a formas espaciais.

1.1. Cidade e urbanização

A urbanização diz respeito ao movimento de expansão do modo de vida urbano; isso compreende, claro, o deslocamento de pessoas do campo para a cidade. A urbanização de uma sociedade corresponde ao aumento progressivo da população das cidades; uma sociedade dita urbanizada é aquela em que a porção de moradores das cidades é maior do que a de moradores do campo. Portanto, a urbanização diz respeito ao modo de vida das pessoas.

Uma confusão muito frequente é relacionar de forma equivocada a urbanização e as cidades. A afirmação “a urbanização corresponde ao aumento das cidades” é incorreta em vários sentidos. A cidade é um tipo de assentamento humano; assim, a afirmação “aumento das cidades” é ambígua: Aumento do número de cidades? Aumento da área ocupada pelas cidades? Aumento do número de habitante das cidades?

[início texto de terceiros]

A cidade é uma realização humana, uma criação que vai se constituindo ao longo do processo histórico e que ganha materialização concreta, diferenciada, em função de determinações históricas específicas. [...]

Pode-se dizer, a princípio, que a cidade nasce da necessidade de se organizar um dado espaço no sentido de integrá-lo e aumentar sua independência visando determinado fim. Isto é, a sobrevivência do grupo no lugar, e o rompimento do isolamento das áreas agora sob sua influência.

CARLOS, Ana Fani A. A cidade. 8. ed. São Paulo: Contexto, 2009. p. 57.

[fim texto de terceiros]

A cidade é um espaço social, que resulta do trabalho humano. Ainda que tenha formas tão diversas quanto as sociedades que as constroem e os períodos históricos em que são construídas, as cidades apresentam características essenciais, como a integração das atividades e o parcelamento das experiências do uso do tempo.

Imagine uma região com 1 milhão de habitantes; desses, cerca de 800 mil moram no campo e 200 mil em cidades – trata-se de uma sociedade rural. Por diversas razões, inicia-se um movimento contínuo de deslocamento de pessoas do campo para as cidades. Se as cidades-destino dessa população localizarem-se nessa região, pode-se afirmar que essa região está experimentando uma urbanização, ou seja, a proporção de habitantes das cidades está aumentando – caso a população do campo se dirija para cidades de outras regiões, haverá uma perda de participação da população rural em relação à população urbana.

Essa região só poderá ser chamada de região urbanizada se mais da metade da população da região viver nas cidades. Quanto às cidades, podem acontecer diversas situações, como as seguintes:

  • Uma cidade que já polarizava a região pode atrair a imensa maioria dos migrantes e ter um enorme incremento populacional. Esses novos moradores, se chegarem em fluxos numerosos, podem impulsionar o crescimento da área da cidade, implicando uma expansão territorial. Há, no entanto, possibilidades de aumento populacional na mesma área urbana, com a verticalização, por exemplo.
  • Diversas cidades, de diferentes portes, podem atrair a população do campo e o incremento populacional urbano ser razoavelmente bem distribuído entre as cidades da região.
  • Além das cidades existentes, pode haver formação de novos núcleos urbanos, com o crescimento populacional de bairros rurais e sedes de distritos.

Observe que a urbanização dessa região pode implicar situações muito diversas quanto à configuração espacial e à rede urbana.

[início boxe explicativo]

A rede urbana

As cidades são nós de redes – pessoas, mercadorias, capital e informações circulam por cidades. As cidades, no entanto, Não mobilizam as redes da mesma forma, há diferenças no papel de cada cidade na formação dos fluxos que compõem as redes. Assim, é possível identificar uma hierarquia entre as cidades, em diversas escalas – há pesquisadores que afirmam serem as redes urbanas fundamentalmente mundiais; para eles, essa tentativa de circunscrever fluxos e redes a limites políticos, como os países e as divisões internas, não teriam sentido.

As cidades que mobilizam muitos fluxos e polarizam outras cidades são chamadas de metrópoles. Elas estão no topo da hierarquia urbana.

[fim boxe explicativo]

1.2. Indústria e industrialização

A indústria é um fenômeno pontual. A fábrica, o escritório de gestão da empresa, o depósito, a unidade de montagem etc. são estruturas pontuais. Essas estruturas estão interligadas por muitas redes: transportes, comunicações, financeiras, entre muitas outras.

[início boxe explicativo]

Cada vez mais, as empresas “esparramam” as partes de seu negócio pelo mundo, principalmente no pós-guerra, devido, entre muitos outros fatores, às instituições que passaram a mediar os negócios e também às facilidades de transporte e comunicação.

Assim, temos atualmente uma grande fragmentação das partes de uma empresa: os gestores do negócio costumam ficar em escritórios localizados em grandes metrópoles, assim como os técnicos que desenvolvem os produtos e gerenciam a produção, já as unidades de produção podem estar a muitos quilômetros de distância dos escritórios.

[fim boxe explicativo]

Quando uma empresa industrial se instala em um local, ela passa a criar fluxos de transporte, comunicação, capital, etc., mobilizando redes que já articulavam aquela região e criando novas. Frequentemente, as empresas industriais são apresentadas com indicação de quantos empregos diretos e indiretos elas geram para um município ou estado. Isso se deve a essas redes que elas criam e/ou intensificam com sua presença.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (659.8 Kb)   docx (756.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com