TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Origem da Revolução Verde

Por:   •  29/12/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  843 Palavras (4 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas Aluna: Rhanna Jamily da Silva e Silva.                Turma: IEDF21 Professora: Talita Carvalho        Matéria: Geografia

Revolução verde

Manaus, AM 2021

🌱 Origem da Revolução Verde

A Revolução Verde teve início na segunda metade do século XX, entre as décadas de 1960 e 1970, quando houve maior difusão das inovações tecnológicas no meio agrícola. Entretanto, os passos iniciais para essa mudança de paradigma e as suas principais motivações já se encontravam no período precedente.

O contexto da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) colocou em questão a necessidade de garantia da segurança alimentar em ampla escala. Para que esse objetivo fosse possível, era imprescindível a maior oferta de alimentos com base em um ganho de produtividade na agricultura. Esse foi um dos motivadores do processo de inovação tecnológica no campo, embora não tenha sido o único.

Os maiores financiadores de pesquisas nesse período foram grupos privados, entre eles a Fundação Rockefeller, que investiu em estudos voltados ao melhoramento genético de cultivos como o trigo e o milho. Liderando as pesquisas estava Norman Borlaug, que dirigiu o Programa de Produção Cooperativa de Trigo no México, na década de 1940, uma parceria entre o governo mexicano e o grupo mencionado.

Em conjunto com pesquisadores locais, Borlaug desenvolveu uma espécie de trigo resistente a doenças e de elevada produtividade. Tais resultados, que ajudaram no aumento da produção de cereais no México, renderam-lhe o Prêmio Nobel da Paz em 1970, sendo considerado atualmente o principal nome da Revolução Verde.

[pic 2]

🌱 O que é Revolução Verde?

A expressão “Revolução Verde” é empregada para designar o processo de transformação na agricultura em escala global que se deu por meio do desenvolvimento e incorporação de novos meios tecnológicos na produção. Esse fenômeno teve início na segunda metade do século XX, entre as décadas de 1960 e 1970. Pode ser chamada também de Paradigma da Revolução Verde, por ter representado uma mudança profunda na forma de produzir-se no campo e no aparato técnico utilizado para o desenvolvimento da produção agropecuária.

As inovações tecnológicas adotadas inicialmente em países como México e Estados Unidos, e que tão logo se propagaram para o restante da América Latina e para a

Ásia, iam desde as etapas iniciais de preparo e seleção até a outra extremidade da cadeia produtiva, no processo de colheita.

🌱 Bases da Revolução Verde

A Revolução Verde baseou-se fortemente em elementos como:

  • modificação genética de sementes
  • mecanização da produção
  • uso intensivo de produtos químicos (fertilizantes e pesticidas)
  • introdução de novas tecnologias de plantio, irrigação e colheita
  • produção massificada de produtos iguais como forma de otimizar a produção

[pic 3]

🌱 Características da Revolução Verde

A modernização da agricultura que aconteceu em meados do século XX teve como principal característica a adoção de tecnologias modernas na produção e na criação de animais.

As novas técnicas que se desenvolveram a partir da década de 1940 foram baseadas em extensas pesquisas científicas que, com o passar do tempo, ampliaram-se e deram origem a uma série de inovações que passaram a ser empregadas no campo. Essas pesquisas foram realizadas pelo financiamento oriundo de indivíduos e entidades privadas, e também por meio do Estado via agências estatais de pesquisa, como aconteceu no Brasil.

O arcabouço tecnológico da Revolução Verde contemplou:

  • Melhoramento genético de espécies vegetais (como o trigo e o arroz) e desenvolvimento de híbridos, proporcionando a sua adaptabilidade a condições climáticas e de solo variadas bem como um aumento na produtividade;

  • Maquinários como tratores, utilizados em várias etapas da produção agrícola, semeadeiras e colheitadeiras;
  • Adubos, fertilizantes e defensivos agrícolas ou agrotóxicos empregados no preparo do solo, na correção dos índices de acidez, no controle de doenças e pragas que podem acometer as lavouras, entre outros;
  • Modernização dos sistemas de irrigação.

🌱 Consequências da Revolução Verde

Apesar dos inúmeros avanços tecnológicos e produtivos, a Revolução Verde apresenta um conjunto de consequências, em especial, negativas, quando se trata do meio ambiente e da igualdade social. Primeiramente, são visíveis os impactos ambientais provocados pela revolução em diferentes ecossistemas do globo. O desmatamento, a compactação do solo, a utilização desenfreada de fontes de água e a poluição causada pelos produtos químicos são algumas das consequências danosas da revolução para o meio ambiente. Essas impactos resultaram na quebra do equilíbrio ambiental natural, assim como prejudicaram animais e plantas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (235.6 Kb)   docx (379.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com