TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A População Da Ásia

Monografias: A População Da Ásia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  242 Palavras (1 Páginas)  •  330 Visualizações

A distribuição da população

Além de ser o mais extenso continente da Terra, a Ásia é o mais populoso, reunindo mais da metade da população mundial. A Índia e a China são os países mais populosos – do continente e do mundo –, somando atualmente mais de 2,3 bilhões de habitantes.

Políticas de controle demográfico

A população asiática está em constante crescimento, apesar das políticas oficiais de controle da natalidade em muitos países. É o caso da China, que adotou a norma de um filho por casal no meio urbano e dois no meio rural, caso o primeiro tenha sido menina.

Crescimento demográfico e desigualdades sociais

Entre os fatores que colaboraram para o acelerado crescimento demográfico na Ásia estão a elevada natalidade e o controle da mortalidade, este último devido à melhoria das condições de higiene e à ampliação do atendimento médico-hospitalar.

Urbanização e pressão sobre o meio ambiente

As grandes concentrações populacionais ocorreram principalmente nas regiões litorâneas, como a China, no Vietnã e na Índia; também aparecem nas regiões interioranas que contam com a presença de grandes rios, como o Hoang-Ho (Amarelo) e o Yang-Tsé (Azul), na China, o Ganges e o Indo, na Índia.

Uma população de grande diversidade cultural e religiosa

Diversas línguas e dialetos são falados no continente asiático. Os mais difundidos são o chinês, o híndi, o árabe, o japonês, idiomas eslavos (Rússia asiática) e o inglês. Muitos são também as religiões praticadas: o islamismo, o hinduísmo, o budismo e o xintoísmo.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com