TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD1 Geografia 2014.2

Dissertações: AD1 Geografia 2014.2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/2/2015  •  769 Palavras (4 Páginas)  •  1.348 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB

Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD

AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA. 1 – 2014-2º SEMESTRE

Disciplina: GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO 1

Coordenador (a): EDUARDO PIMENTEL MENEZES

Aluno (a): Matr.:

Polo:Resende

1 – Como os fatos históricos e o desenvolvimento técnico interferiram e continuam interferindo na formação de conceitos na Geografia? (2,5)

A Geografia é uma ciência muito importante nos dias atuais, os fatos históricos e o desenvolvimento técnico interferiram e ainda continuam interferindo na formação de seus conceitos. Todas as novas descobertas e avanços tecnológicos sejam de transporte ou comunicação levam o ser humano a realizar uma nova leitura geográfica e uma renovação de métodos de práticas de pesquisas.

2- Opine sobre o MITO DA NEUTRALIDADE CIENTÍFICA, descrita na Apostila. (2,5)

A apostila quando fala sobre o Mito da Neutralidade Cientifica está se referindo as mudanças que vem ocorrendo nos tempos atuais, espera que os cientistas não se envolvam de forma emocional em suas pesquisas e que não trabalhem suas pesquisas como se fossem impoluta, pois está neutralidade da ciência se dá por haver atualmente uma busca muito maior pelo "ter" do que pelo "ser e saber".

Esta produção científica se desenvolve em uma sociedade que regulariza seus objetivos, seu modo de funcionamento e seus agentes. A Neutralidade Científica se fundamenta na teoria de que a ciência é imparcial e que se constrói a partir dos experimentos do simples fato de observação, dos quais se formula as conclusões cientificas. O conceito de "Mito" nesta palavras se dá pelo simples fato de que esta imparcialidade nem sempre ocorre, pois os estudos da geografia recebem a interpretação dos cientistas, incluindo todas as suas convicções políticas, culturais e filosóficas, assim a ciência tem se tornado a ciência de uma classe, por não ser neutra como apregoa ser.

3- Faça um paralelo dissertando e diferenciando as características de cada GEOGRAFIA: A tradicional e a Crítica. (2,5)

• A Geografia que conhecemos e descobrimos dia a dia , nos remete a um lugar de imensa riqueza e conhecimentos, muito estudas e discutidas são as Geografias Tradicional e Crítica, abaixo vamos traçar um paralelo dissertando e diferenciando-ás.

Geografia Tradicional Geografia Crítica

A Geografia Tradicional apesar de muito importante se diferencia da geografia Crítica por apresentar como uma filosofia afastada das demais Ciências, seus conteúdos se apresentam sem qualquer relação com outras disciplinas, esta Geografia se limita a alguns procedimentos como: ser descritora, ser enumeradora e classificatória dos fatos que ocorreram no espaço.

A geografia tradicional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com