TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ad1 Geografia 2

Trabalho Escolar: Ad1 Geografia 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/2/2015  •  1.091 Palavras (5 Páginas)  •  3.184 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB

Curso de Pedagogia Séries Iniciais – modalidade EAD

AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA 1– 2014.2

1ª questão: (2 pontos)

Relacione a Lei de Terras de 1850, ao processo de manutenção da estrutura monocultora, latifundiária, conflitiva e injusta que socialmente se man

Disciplina: Geografia na Educação 2

Coordenador (a): Lincoln Tavares Silva

Aluno (a): Clareane Aparecida da Silva Matrícula: 12212080380

Polo: Resende

tém no território brasileiro (2.0 pontos)

A Lei de Terras tornou a apropriação de terras um ato ilegal, permitindo somente a comercialização da mesma. Os beneficiados por essa lei foram os grandes proprietários de terras que receberam em doação do Estado ou como herança dos seus antepassados.

A Lei de Terras de 1850 manteve a tradição do latifúndio criado no período colonial, contribuindo para que a concentração de terras sob a pose de poucos proprietários continuasse a existir até os dias de hoje.

2ª questão: (4 pontos)

a) Apresente duas situações que retratem geograficamente como foi danosa a ocupação exploratória levada a cabo em nosso território, apontando seus impactos ambientais (2 pontos).

Uma ocupação mais efetiva do território deu-se através da implantação da atividade canavieira no litoral nordestino, que foi impulsionada pela criação dos engenhos coloniais. Neste período há um aumento na demanda da cana de açúcar, desencadeando a necessidade de aumento de áreas produtivas, cujo resultado mais uma vez será sentido na destruição do ecossistema original da região, a Mata Atlântica, que ocupa a sub-região nordestina da Zona da Mata.

Um outro caso ocorrido a partir da industrialização do sudeste foi o êxodo rural. No geral, as migrações causam um grande impacto no meio ambiente, tendo como conseqüência a expansão das áreas urbanas.

No Brasil, esses fenômenos foram causados pelo crescimento da indústria e vida urbana, pois o processo de mecanização do campo tirou vários postos de trabalho. Essas cidades geradas implicaram numa segregação espacial, ou seja, a ocupação do espaço urbano será conduzida conforme o poder aquisitivo das classes sociais, em que haverá uma classe de privilegiados, regulamentada através de um planejamento urbano e ambiental e outra classe de excluídos, a parte da cidade onde o planejamento não é cumprido e se verifica falta de infra-estrutura geral, como de coleta de lixo, esgoto a céu aberto, construções próximas a áreas de preservação com moradias precárias, e a invasão ou ocupação nas margens de cursos de água (riachos, córregos e valas).

b) Explique o que foi o denominado Milagre Econômico brasileiro, diferenciando-o dos momentos posteriores nos quais as crises econômicas causaram fortes impactos sociais (2 pontos).

Milagre Econômico foi o período da História do Brasil entre os anos de 1969 e 1973, marcado por forte crescimento da economia. Nesta época o Brasil era uma Ditadura Militar, governado pelo general Médici. O termo “milagre” está relacionado com este rápido e excepcional crescimento econômico pelo qual passou o Brasil neste período.

O oposto a este período é a chamada “década perdida”, numa referência à estagnação econômica vivida pelo Brasil durante a década de 1980, quando se verificou uma forte retração da produção industrial e um menor crescimento da economia como um todo, trazendo o final do ciclo de expansão vivido nos anos 70 (milagre econômico). Possui por características grande desemprego, estagnação da economia e índices de inflação extremamente elevados. Houve também, na década perdida, perda do poder de consumo da população, além do aumento da dívida externa fazendo que aumente o déficit fiscal.

3ª questão: (3 pontos)

No que diz respeito ao nosso país, enormes diferenças na concepção de território, de sua ocupação e utilização entre o período colonial e o momento atual. Com base nas leituras das aulas 1, 2 e 9 e do texto complementar de Vesentini (2011), indique pelo menos duas destas diferenças.

A ocupação do território brasileiro se iniciou com pequenos arraiais espalhados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com