TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Albania

Tese: Albania. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2013  •  Tese  •  2.027 Palavras (9 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 9

Histórico do País Importador

• Nome : Albânia

Geografia: LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA

As costas da Albânia são banhadas pelas águas do Mar Adriático no oeste e o Mar Ioniam ao sudoeste, cujo vínculo de união é o canal de Otranto.

Por terra limita ao leste com Grécia e Macedônia e ao norte com Iugoslávia.

Três zonas montanhosas rodeiam as terras baixas costeiras: os Alpes Dinárdicos ou Alpes Albaneses, ao norte e ao leste; A região central coberta de vales e onde se encontra também a maior altitude do país, o pico Korab com 2.751 m de altitude; e a região meridional ou Epiro albanês, que extende-se até o mar. A maioria dos rios desembocam no Adriático.

O rio mais longo é o Drin.

Há três lagos importantes que Albânia partilha com Iugoslávia, Macedônia e Grécia: o Scutari, o Ohrid e o Prespa.

CLIMA

O clima é tipicamente mediterrâneo com verões quentes e secos; os invernos, sobretudo, em zonas do interior, são frios e nebulosos. No interior do país, o clima é mais extremo e continental, enquanto que na costa está bastante mais moderado pelo ar que provém do mar.

POPULAÇÃO E COSTUMES

Na Albânia vivem uns três milhões de albaneses e dois milhões a mais, estão em Kosovo, a grande Albânia, sob a dominação Sérvia, uns 400.000 estão em Macedônia e há muitos mais espalhados pelo largo mundo.

Os problemas econômicos constantes que têm assolado este país, tem provocado constantes ondas de emigrações ao longo dos séculos: para Sérvia no século XV, a Grécia e Itália no XVI, aos Estados Unidos nos séculos XIX e XX e a Grécia, Suíça e Itália hoje. Este problema tem sido magistralmente narrado na produção do cinema do diretor albanês no filme "L´America", de grande sucesso mundial.

Na Albânia também convivem minorias étnicas procedentes de outras culturas, que incluem gregos, vlachs, macedônios e ciganos. Albânia é um dos países mais densamente povoados da Europa e, a maioria de seus habitantes concentra-se nas zonas urbanas. Mesmo que o estado que apresentam os exteriores dos edifícios denota uma pobreza extrema, o interior está muito cuidado.

Dentro do país há regiões culturais, que variam em aspecto físico, forma de vestir-se e em dialeto: ao sul os Tosk e ao norte os Ghegs.

Os habitantes da Albânia gostam de vestir-se com os trajes tradicionais típicos de suas diferentes culturas, sobretudo nos dias de festa.

ARTE E CULTURA

Literatura

Entre os escritores mais sobressalentes destaca o poeta Naim Frashëri (1846-1900), que viveu em Istambul e escreveu em grego. Um grupo de escritores produziu durante a época da independência a princípios do século XX, uma série de textos épicos e romances históricos, que refletiam o seu marcado caráter patriótico e romântico. No período de entre guerras destacaram o poeta Migjeni e um escritor educado nos Estados Unidos, Fam Noli, conhecido também pelas críticas literárias e traduções ao albanês dos escritores mundiais mais relevantes. Entre os contemporâneos o mais conhecido é Ismail Kadare, mundialmente traduzido. Outros escritores de fama são Dritëro Agolli, Teodore Laço e Naum Prifti. A falta de papel na Albânia tem feito diminuir hoje de forma considerável as publicações.

Música

Na música popular albanesa dominam os cânticos, que provém da tradição Illyriana. Os estilos são variados e os temas épicos e históricos. Destaca a beleza e a harmonia da combinação de suas vozes. A comunidade cigana gosta igualmente da música, é conhecido o grupo Lela família de Përmet. Os ciganos utilizam instrumentos, como o kabas e o clarinete e baseiam suas atuações na improvisação musical.

FLORA E FAUNA

Grande parte do território do país está coberta de bosques. Abundam as oliveiras, cítricos e vinhedos dotando a paisagem de um ar mediterrâneo. As regiões costeiras dedicam-se com preferência ao cultivo do milho, do trigo e do tabaco. No interior prepondera a criação de gado.

GASTRONOMIA

A gastronomia albanesa está fortemente influenciada pela turca. Entre os pratos locais cabe destacar çomlek, carne com cebola, ferges, rosto me salcë kosi e tavë kosi, feito de cordeiro com iogurte. Além disso, as zonas dos rios e lagos desfrutam de excelentes peixes. São típicas em todos os Balcanes as carnes na brasa, como o shishkebap, romstek e qofte. Entre as sobremesas experimente o akullore, um sorvete com sabor muito peculiar.

Bebidas

O brinde típico celebra-se com um gëzuar! Como tira gosto costuma-se tomar um brinde chamado Raki e um licor que denominam uzo, assim como, diferentes licores de frutas ou ervas medicinais, como o Fërnet. O vinho branco destaca sobre o tinto e a cerveja é a maioria importada da Macedônia e Grécia. Os cafés o tomam turco ou expresso.

COMPRAS

Os objetos mais típicos da Albânia poderão encontrá-los tanto nos bazares das cidades como nas lojas dos hotéis, entre eles encontrará um grande sortido de tapetes, sedas e objetos de prata. Assim como, artesanato, bolsas e calçados feitos à mão, instrumentos musicais e música popular.

ENTRETENIMENTO

Teatro

Cada local conta com interessantes atuações, que estão anunciadas pelos muros da cidade.

Os encontros esportivos normalmente, têm lugar nos estádios locais sábados e domingos pela tarde.

Para descansar e desfrutar das férias não podemos esquecer as praias das costas albanesas, onde pode-se praticar os esportes aquáticos, assim como, nas zonas dos lagos e rios.

FESTIVIDADES

Ano Novo, Segunda-Feira de Páscoa, 1 de Maio, Dia da Independência e Liberação (28 de Novembro) e Natal (25 de Dezembro). Os mulçumanos celebram suas festas em datas variáveis.

TRANSPORTES

Avião

O aeroporto de Rinas encontra-se a 23 quilômetros de Tirana. Como não há vôos diretos da Espanha, deverá comprovar qual das companhias ou das escalas se acomoda melhor seu gosto.

Trem

Albânia dispõe de estrada de ferro, desde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com