TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Assean

Monografias: Assean. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  1.527 Palavras (7 Páginas)  •  700 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

Abordaremos aqui um estudo sobre o bloco econômico ASEAN.

O objetivo deste trabalho será oferecer uma visão geral sobre o assunto, esclarecendo de forma ampla e detalhada informações sobre a história do bloco, sua economia e objetivos.

Também será possível identificar a importância do mesmo, suas características, suas relações com o Brasil e suas ultimas negociações que estão trazendo vantagens e benefícios aos países que compõe esse bloco econômico.

Histórico

A Associação das Nações do Sudeste Asiático, conhecida pela sigla ASEAN (Association of Southeast Asian Nations), foi fundada a 08 de agosto de 1967, por iniciativa da Tailândia com a assinatura da chamada Declaração de Bangkok, pelos ministros dos Negócios Estrangeiros da Indonésia, Malásia, Filipinas, Singapura e Tailândia. Em janeiro de 1984 juntou-se o Brunei, em julho de 1995 o Vietnam, em julho de 1997 Laos e Mianmar e em abril de 1999 o Camboja. No entanto ainda existe o interesse de mais três países em participar desse grupo, Timor Leste, Papua Nova Guine e Austrália.

Em 1992 é assinado um acordo para eliminar as barreiras econômicas e alfandegárias entre os países, que entrou em vigor no ano de 2002. A ASEAN desenvolve programas de cooperação nas áreas de transporte, comunicação, segurança, relações externas, indústria, finanças, agricultura, energia, transporte, tecnologia, educação, turismo e cultura.

A região da ASEAN tem uma população de cerca de 500 milhões de habitantes, uma área total de 4.5 milhões de quilômetros de quadrados, um PIB total combinado de US$ 737 bilhão.

O documento que fundou a ASEAN contém cinco artigos. Um dos artigos explica qual a razão do nome que a Associação recebeu e os outros quatro versam sobre os objetivos a que se propuseram os cinco países que criaram a ASEAN. Um dos objetivos mais curiosos é o interesse demonstrado, pelos cinco países, em fazer respeitar a Declaração Universal das Nações Unidas de 1956.

Economia

A nível econômico, a ASEAN desde a fundação e através de vários tratados, fez crescer e muito as trocas comerciais entre os estados membros. Em 1992 foi criada uma zona de comércio livre de modo a desenvolver a competitividade da região, que assim passou a funcionar como um bloco unido. O objetivo foi o de promover uma maior produtividade e competitividade.

No nível de relações externas, a prioridade da ASEAN é promover o contato com os países da região Ásia-Pacífico, mas foram também estabelecidos acordos de cooperação com o Japão, China e Coréia do Sul.

Há também contatos regulares, anuais, com a União Européia e Nações Unidas e com países como os Estados Unidos da América, Canadá e Rússia.

Os mercados vitais para a ASEAN são a Austrália, Canadá, China, a comunidade Econômica Européia, Índia, Japão, Nova Zelândia, Rússia, EstadosUnidos, e o programa de desenvolvimento das Nações Unidas. Como caso especial, a ASEAN promove a cooperação com o Paquistão.

Objetivos da ASEAN

• Estimular o comércio de produtos e serviços entre os países membros, visando o crescimento econômico;

• Criar condições de estabilidade política e econômica na região, para permitir um ambiente mais propício ao comércio;

• Proporcionar a integração cultural e o desenvolvimento social na região.

A importância da ASEAN

A ASEAN é uma das Organizações Internacionais mais dinâmicas de todo o sudeste Asiático. Atualmente, a ASEAN funciona como elemento central entre diferentes iniciativas de integração na Ásia.

Além da interlocução regular entre os países da região, com formatos variados, a ASEAN serviu de base para o estabelecimento da Cúpula da Ásia do Leste, que reúne, além dos membros plenos e interlocutores regulares (China, Coreia do Sul, Japão, Índia, Austrália e Nova Zelândia), os Estados Unidos da América e a Rússia. Ademais, a ASEAN mantém iniciativas de cooperação com seus Parceiros de Diálogo, quais sejam Austrália, Canadá, China, União Europeia, Índia, Japão, Nova Zelândia, Coreia do Sul, Rússia e Estados Unidos da América.

.

Características do bloco

- Tipo de integrarão: processo que vai além de um acordo comercial, porém sem o grau de institucionalização da CEE.

- Integrantes: 10 países (Japão, Coréia, Formosa, Hong Kong, Cingapura, Malaísia, Tailândia, Indonésia, Filipinas e China).

- PIB: US$ 5,103 trilhões.

- População: 1.684,1 milhões.

- População economicamente ativa: 929 milhões.

- Percentual desempregado: 3,2 (excluindo China).

- População desempregada: 7,4 milhões (excluindo China).

A ASEAN tem vínculos efetivos a onze parceiros estratégicos internacionais: Austrália, Canadá, China, Estados Unidos da América, Federação Russa, Índia, Japão, Nova Zelândia, República da Coreia, União Europeia, e ao Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD).

Relações com o Brasil

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com