TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula De Climatologia

Casos: Aula De Climatologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  675 Palavras (3 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 3

AULA PREPARADA

CLIMATOLOGIA

1- INTRODUÇÃO

A proposta dessa Prática e a confecção de um plano de aula realizado através de duas aulas para alunos do 6ª ano do Ensino Fundamental.

Este tema foi escolhido para proporcionar ao aluno um maior conhecimento sobre o clima do país e da sua região e entender e interpretar previsões do tempo.

2 - OBJETIVO

* Identificar a diferença entre tempo e clima;

* Interpretar previsões do tempo

* Conhecer os climas das regiões do Brasil;

* Trabalhar leitura e interpretação de mapa, aliando o assunto previsão do tempo ao trabalho de alfabetização cartográfica.

* Desenvolver o hábito do diálogo e da troca de idéias.

3 – METODOLOGIA

1ª Etapa: Iniciar uma discussão sobre as diferenças entre tempo e clima. Explicar a diferença entre tempo e clima.

2ª Etapa: Entregar para os alunos um pequeno texto sobre previsão do tempo, realizar a leitura e explicar o que é esta previsão.

3ª Etapa: Providenciar diversas imagens de pessoas aproveitando um dia de sol/calor ou um dia de chuva/frio (anexo 1). Pedir para os alunos respondam o questionário de interpretação (anexo 2).

4ª Etapa: Entregar para os alunos uma planilha com a previsão do tempo para os alunos (anexo 3). Pedir que os alunos respondessem um questionário no caderno interpretando esta planilha de previsão do tempo (anexo 4).

5ª Etapa: Explicar os climas brasileiros, com auxílio de um mapa colorido e legendado sobre os climas. (anexo 5) Fazer com que os alunos se situem no mapa e respondam as questões propostas. (anexo 6)

6ª Etapa: Trabalhar leitura e interpretação de um mapa da previsão do tempo para as capitais dos estados brasileiros em determinado dia do ano. Aliando o assunto previsão do tempo ao trabalho de alfabetização cartográfica (anexo 7) Fazer com que os alunos se situem no mapa e explicam o significado dos símbolos usados nas representações. (anexo 8)

4. AVALIAÇÃO

A avaliação será feita de forma continuada, analisando o que cada aluno produziu de forma individual e em grupo., bem como atitudes e valores voltados para um trabalho em grupo que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.

5. Anexos:

Anexo 1: Tempo e Clima:

Anexo 2: Interpretação - Tempo e Clima:

-Olhando essa paisagem, como você diria que está o tempo? Frio ou calor, com muito ou pouco vento? Parece que vai chover?

-O que as pessoas estão fazendo?

-O que você gosta de fazer num dia como esse?

-Se o tempo estivesse chuvoso, como seria essa paisagem? Faça um desenho.

-Como está essa praia: limpa ou suja? O que devemos fazer com o lixo (embalagens de água e de sorvete, guardanapos, etc) que produzimos quando vamos a lugares como esse?

Anexo 3: Planilha de previsão do tempo

Anexo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com