TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Barraginhas

Projeto de pesquisa: Barraginhas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  804 Palavras (4 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 4

BARRAGINHAS

INTRODUÇÃO

A água é essencial para a vida dos seres vivos e fator determinante da qualidade de vida e de desenvolvimento de uma comunidade.

O desmatamento desordenado desde a década de 50 para a implantação de lavouras e pastagens sem a adoção de tecnologias adequadas de conservação de solos gerou sua degradação , devido à compactação dos solos provocada pela ação antrópica . Essa compactação diminuiu a taxa de infiltração do solo , acelerando o escoamento superficial da água de chuvas e provocando danos como erosão , assoreamentos , enchentes , diminuição da disponibilidade das águas superficiais , bem como o rebaixamento de lençol freático.

A água é uma questão séria para milhares de famílias brasileiras, tanto o seu excesso quanto a sua escassez. As enchentes e a falta de água afligem inúmeros cidadãos que vivem na esperança de que chova para poder captar um pouco de água , para utilização no período de escassez , devido à má distribuição das chuvas em algumas regiões do estado.

O Projeto Barraginhas consiste na construção de mini-barramentos , com objetivo de recolher a água da chuva para facilitar a infiltração da água superficial , elevar o nível do lençol freático , diminuir a erosão e o assoreamento de córregos e rios e criar sustentabilidade familiar.

O QUE SÃO BARRAGINHAS?

As Barraginhas são pequenas bacias escavadas que se carregam e descarregam de três a seis vezes durante a estação chuvosa no semiárido e de oito a 12 vezes no sub-úmido , ocupando o espaço poroso do solo , reforçando o lençol freático e funcionando como uma caixa d água natural .

ONDE DEVEM SER CONSTRUÍDAS?

Em todos os lugares dentro da propriedade onde há enxurrada significativas ,das erosões de terras degradadas , nos bigodes de estradas e dentro de grotas rasas em formação nas pastagens e lavouras.

ONDE NÃO PODEM SER CONSTRUIDAS?

Não é recomendado construir barraginhas em terrenos com inclinação acima de 15%, nunca dentro de grotas profundas e vaçorocas.

PARA QUE SERVEM?

Para colher água das enxurradas, proporcionado infiltração rápida entre uma chuva e outra. Reforçando assim o lençol freático, funcionando como uma caixa d água natural e melhorando a unidade da terra

QUAL SUA IMPORTÂNCIA PARA O MEIO AMBIENTE?

Muito grande, porque ameniza, estiagens ,propicia plantios de lavouras, hortas,

pomares, canaviais e abertura de cacimbas, que possibilita a produção de alimentos para as famílias e geração de excedente comercializáveis e trabalho. Com isso mantém os locais sempre verdes, tornando a natureza renovada.

QUAL SUA CONTRIBUIÇÂO PARA UMA BACIA HIDROGRAFICA?

O objetivo da implantação do sistema de barraginhas é colher a água das chuvas e o concentra na forma de enxurradas , proporcionando infiltração rápida entre uma chuva e outra. A vantagem e que as barraginhas, além de segurar as enxurradas e conter o processo erosivo, vão alimentar o lençol freático e os aqüíferos.

COMO ESSA TECNOLOGIA SOCIAL PODE TRAZER DIGNIDADE E GERAR RENDA AS FAMILIAS?

E como se fosse uma plantação de águas. A água “plantada” vai infiltrar na terra, enriquecendo o lençol freático. Depois vai brotar em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com