TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bielorrússia

Pesquisas Acadêmicas: Bielorrússia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  4.688 Palavras (19 Páginas)  •  1.769 Visualizações

Página 1 de 19

CARACTERÍSTICAS GEOGRÁFICAS

A Bielorrússia é um país sem saída para o mar, com grandes extensões de terreno pantanoso. De acordo com uma pesquisa da ONU, 40% do país são florestas. Um país com uma estimativa de onze mil lagos e muitos riachos. Alguns dos principais rios que cortam o país são Neman, Pripyat e Dnieper.

O ponto mais elevado da Bielorrússia é o Monte Dzyarzhynsk e o ponto mais baixo é o rio Neman. A altitude média do país é de 160 metros acima do nível do mar. Seu clima apresenta invernos frios, com temperaturas médias, e verões frescos e úmidos, com uma temperatura média de 18 °C. A Bielorrússia tem uma média de chuva anual de 550 a 700 milímetros.

Entre os recursos naturais da Bielorrússia estão pequenas quantidades de petróleo, gás natural, granito, calcário, marga, giz, areia, cascalho e argila.

A Bielorrússia faz fronteira com a Letônia, ao norte, com a Lituânia, a noroeste, a Polônia a oeste, a Rússia ao norte e leste e a Ucrânia ao sul. Tratados feitos em 1995 e 1996 demarcaram as fronteiras da Bielorrússia com a Letônia e a Lituânia, porém a Bielorrússia não ratificou um tratado de 1997 que estabelecia a fronteira Bielorrússia-Ucrânia. A Bielorrússia e a Lituânia ratificaram os documentos que estabeleceram de maneira final a demarcação de suas fronteiras em fevereiro de 2007.

ASPECTOS RELIGIOSOS

A Bielorrússia teve a predominância de diferentes religiões, principalmente o cristianismo ortodoxo, o catolicismo, diferentes denominações do protestantismo. Grandes minorias praticam o judaísmo e outras religiões. Diversos bielorrussos se converteram à Igreja Ortodoxa Russa depois que a Bielorrússia foi anexada pela Rússia, após a partilha da Comunidade Polonesa-Lituana. Como consequência, a ortodoxia russa tem atualmente mais adeptos que as outras denominações cristãs.

ESTRUTURA POLÍTICA

A Bielorrússia é uma república presidencial, governada por um presidente e por uma assembleia nacional. De acordo com a constituição de 1994 do país, o presidente é eleito a cada cinco anos. No entanto, depois de uma eleição disputada em 1996, este mandato passou de cinco para sete anos. A Assembleia Nacional é um parlamento bicameral que compreende a Casa dos Representantes (câmara baixa), com 110 assentos, e o Conselho da República (câmara alta), com 64 assentos.

A Casa dos Representantes tem o poder de indicar os primeiros-ministros, fazer emendas constitucionais, convocar um voto de confiança ao primeiro-ministro, e dar sugestões a respeito das políticas domésticas e externas. O Conselho da República tem o poder de escolher diversos oficiais governamentais, conduzir um julgamento de impeachment do presidente, e aceitar ou rejeitar as propostas aprovadas pela Casa dos Representantes. Cada câmara tem capacidade de vetar qualquer lei sancionada por oficiais locais, se estiver em desacordo com a Constituição da Bielorrússia.

Desde 1994 Alexander Lukashenko é o presidente da Bielorrússia. O governo inclui um Conselho de Ministros, chefiado pelo primeiro-ministro e por cinco vice-primeiros-ministros. Os membros deste conselho não precisam ser membros do parlamento, e são indicados pelo presidente. O Poder Judiciário compreende o Tribunal Supremo, e tribunais especializados como o Tribunal Constitucional, que lida com questões específicas relacionadas às leis constitucionais e comerciais. Os juízes dos supremos tribunais são indicados pelo presidente e confirmados pelo Conselho da República. Para casos criminais, a instância apelativa mais alta é o Supremo Tribunal. A constituição bielorrussa proíbe o uso de tribunais especiais extrajudiciários.

Em 2007, 98 dos 110 membros da Casa dos Representantes não tinham afiliação com qualquer partido político, e dos 12 restantes 8 pertenciam ao Partido Comunista da Bielorrússia, três ao Partido Agrário, e um ao Partido Liberal Democrático. A maior parte dos parlamentares sem filiação partidária representam uma série de organizações sociais, como sindicatos trabalhistas, associações públicas e organizações da sociedade civil.

A Bielorrússia é a única nação da Europa que ainda aplica a pena de morte como punição para determinados crimes durante períodos de paz. A constituição do país também foi alterada por Lukashenko, em 2004, ampliando o limite de dois mandatos para cada presidente.

ASPECTOS QUE CHAMEM A ATENÇÃO

O país divide com a Polônia a maior área de floresta heterogênea preservada de todo o continente. Essa reserva é o principal refúgio do bisão-europeu, animal que esteve ameaçado de extinção nos anos 40.

Considerada a economia mais promissora entre as ex-repúblicas soviéticas, Bielorrússia enfrenta problemas semelhantes aos dos países vizinhos, como inflação e baixa produção industrial.

A agricultura continua a ser praticada em área restrita, pois a maior parte das terras aráveis ainda está contaminada pelo acidente nuclear de Chernobyl de 1986, na vizinha Ucrânia.

Durante o século XVII o compositor polonês Stanislaw Moniuszko compôs óperas e peças de música de câmara enquanto residiu em Minsk. Durante sua estada, trabalhou com o poeta bielorrusso Vintsent Dunin-Martsinkyevitch, com quem criou a ópera Sielanka (Camponesa). No fim do século XIX, as principais cidades bielorrussas tinham suas próprias companhias de ópera e balé. O balé Rouxinol de M. Kroshner foi composto durante o período soviético, e se tornou o primeiro balé bielorrusso a ser apresentado no Grande Teatro Acadêmico Nacional de Balé, de Minsk.

Após a Segunda Guerra Mundial, a música do país passou a ter como foco os sofrimentos do povo bielorrusso e daqueles que empunhavam armas em defesa da pátria. Durante este período A. Bogatyryov, criador da ópera Na Floresta Virgem de Polesye, serviu como "tutor" dos compositores bielorrussos.

O Teatro Nacional Acadêmico de Balé recebeu o Prêmio Benois de la Dance, em 1996, como a principal companhia de balé do mundo.

O governo bielorrusso patrocina diversos festivais culturais, como o Bazar Slavianski em Vitebsk, que apresenta artistas, escritores, músicos e atores do país. Diversos feriados estatais, como o Dia da Independência e o Dia da Vitória, reunem grandes multidões para assistir paradas militares e fogos de artifício, especialmente em Vitebsk e Minsk.

Devido ao clima frio, as roupas, costumeiramente feitas de linho ou lã, eram projetadas para manter o corpo aquecido. Costumam ser decorados com ornamentos elaborados, influenciados pelas culturas dos países vizinhos, como a Polônia, Lituânia, Letônia e Rússia, bem como de outras nações europeias.

A culinária bielorrussa consiste principalmente de vegetais, carne (especialmente de porco) e pães. Os alimentos costumam ser assados ou cozidos lentamente. Um típico bielorrusso come um café da manhã muito leve e duas refeições mais substanciais no resto do dia; o jantar costuma ser a refeição maior e mais importante. Pães feitos de trigo e centeio são consumidos no país, porém o centeio é mais abundante, já que as condições climáticas não favorecem o cultivo do trigo. Para mostrar hospitalidade, um anfitrião bielorrusso tradicionalmente oferece pão e sal ao receber um convidado ou um visitante. Entre as bebidas consumidas popularmente na Bielorrússia estão a vodka russa, feita de trigo, e o kvass, uma bebida de baixo teor alcoólico feita de pão preto maltado ou farinha de centeio. O kvass também pode ser combinado com vegetais fatiados, para formar uma sopa fria chamada okroshka.

A Bielorrússia tem quatro sítios que foram classificados como Patrimônio da Humanidade: o Complexo do Castelo de Mir, o Castelo de Nesvij, a Belovejskaya Pushtcha (partilhada com a Polônia) e o Arco Geodético de Struve (partilhado com outros nove países).

BELEZAS NATURAIS

A Fortaleza de Brest, conhecida antigamente como Fortaleza de Brest-Litovsk, é uma fortaleza russa do século XIX em Brest, na Bielorrússia. Construída entre 1838 e 1842, é um dos monumentos de guerra soviéticos mais importantes da Segunda Guerra Mundial, comemorando a resistência à invasão Alemanha nazista ocorrida em 22 de junho de 1941 (Operação Barbarossa). Após a guerra, em 1965, a fortaleza recebeu o título oficial de Fortaleza-Herói, em comemoração à defesa heróica do bastião fronteiriço durante as primeiras semanas da Guerra Germano-Soviética; localizava-se no território da República Socialista Soviética Bielorrussa. O título de 'Fortaleza-Herói' corresponde ao título de Cidade Herói, que foi concedido à doze cidades soviéticas.

O Complexo do Castelo de Mir , é um lugar Patrimônio da Humanidade da UNESCO na Bielorrússia, na cidade de Mir no distrito de Karelichy na província de Goradnia, 29 quilômetros ao noroeste de outro lugar patrimônio da Humanidade, o castelo de Nesvizh.

A construção do castelo começou a finais do século XV, em estilo gótico. A construção do castelo foi acabada pelo duque Ilínich a princípios do século XVI próximo do povoado de Mir (anteriormente da guberniya de Minsk). Arredor de 1568 o castelo de Mir passou a mãos de Mikołaj Krzysztof Radziwiłł, que acabou de construir o castelo no estilo renascentista. Um palácio de três andares foi construído junto aos muros leste e norte do castelo. Fachadas revocadas em gesso foram decoradas com portais de cálice, placas, balcões e porches.

Depois de ser abandonado durante quase um século e sofrendo diversos danos durante o período napoleônico, o castelo foi restaurado a finais do século XIX. Em 1813, após a morte deDominik Hieronim Radziwiłł, o castelo passou a mãos de sua filha Stefânia, com quem se casou com Ludwig zu Sayn-Wittgenstein-Berleburg. O castelo depois passou a mãos de sua filha Maria, que se casou com o príncipe Chlodwig de Hohenlohe-Schillingsfürst.

Seu filho, Maurice Hohenlohe-Schillingsfürst vendeu o castelo a Nikolai Sviatopolk-Mirski, do clã Bialynia, em 1895. O filho de Nikolaj Michail começou a reconstruir o castelo de acordo com os planos do arquiteto Teodor Bursze. A familia Sviatopolk-Mirski foi proprietária do castelo até 1939. Durante a Segunda Guerra Mundial, passou a mãos da força de ocupação nazi e serviu como gueto para a população judia local antes de sua eliminação.

The National Academic Opera and Ballet Bolshoi Teatro da República de Belarus está localizada em um parque na Trindade Banlieu da cidade de Minsk. As pessoas locais chamam de "Opierny Teatr" (bielorrusso) ou o "Opera and Ballet Theatre". Foi inaugurado em 15 de maio de 1933, mas em primeiro lugar não ter o seu próprio espaço para apresentações no edifício Teatro Drama bielorrusso até 1938.

O primeiro teatro permanente foi fundada em Belarus em 1933 na base da ópera e ballet escola bielorrusso, o organizador do estúdio sendo o famoso cantor de ópera russo Anton Bonachich (Bonatschitsch). Ele foi o primeiro diretor do novo teatro. Mas ele permaneceu nessa posição por um tempo muito curto, morrendo em 1933.

O edifício do teatro atual foi inaugurado em 1939, foi projetado pelo arquiteto Belarus de Leningrado, Iosif Langbard, cujo projeto original foi apenas parcialmente implementado e alguns detalhes do projeto foram omitidos rendendo a problemas financeiros e outros.; o teatro tem relevos feitos por Zair Azgur.

CLIMA E VEGETAÇÃO

Seu clima apresenta invernos frios, com temperaturas médias, em janeiro, de -6 °C, e verões frescos e úmidos, com uma temperatura média de 18 °C. A Bielorrússia tem uma média de chuva anual de 550 a 700 milímetros.

No setor agrícola, destaca-se a produção de cereais, batata e beterraba.

Dentro da zona européia da Comunidade dos Estados Independentes pode-se encontrar distintos tipos de vegetação e de fauna, devido aos distintos climas que encontram-se na região.

Ao norte, desde o golfo de Finlândia até os Urais, se desprega a famosa taiga com extensos bosques de pinhos, abetos, larício, freixos, álamos tembladores e bétulas. As temperaturas são quentes no verão, 16 graus centígrados e extremas no inverno com abundantes chuvas, alcançando os 15 graus centígrados abaixo de zero. A fauna desta zona é rica e variada com o urso, o lince, o lobo, a marta, a raposa comum e a cibelina como máximos representantes, junto a um inacreditável leque de espécies de aves.

Mais ao norte, na zona banhada pelo Glacial Ártico, a taiga deixa passo à tundra com seus permanentes gelos, nos quais o solo pode crescer, quando o verão está em seu apogeu, com uns 6 graus centígrados, musgos, líquens e árvores anãs, como as bétulas. No inverno as temperaturas extremas que atingem inclusive os 40 graus abaixo de zero tornam muito difícil a sobrevivência que, sem dúvida, conseguem alguns roedores como o leming, a lebre polar, a raposa cibelina, o glotão, algumas aves e animais domésticos como a rena.

Ao sul da taiga encontramos as terras negras. É a zona mais fértil do país e está considerada como o celeiro da Rússia, pois embora os invernos continuem sendo duros, os verões são mais quentes, com frequentes precipitações. É zona de cereais e de espécies herbáceas e halófilas. Esta zona contrasta com o sul, onde é necessário a irrigação artificial para conseguir alguma colheita, intensifica ainda mais à beira do mar Cáspio, onde os terrenos se convertem em semi desertos.

Para desfrutar plenamente com a fauna e a flora da CEI pode-se visitar alguns dos 140 zapoved-niki, parques e reservas de interesse nacional que nasceram em tempos da União Soviética, perante a necessidade de preservar as espécies em extinção, que tinham sobrevivido ao ataque incontrolado dos caçadores.

ARQUITETURA

Influências de ambas as culturas orientais e ocidentais estão refletidas nos diversos estilos arquitetônicos da Bielorrússia igrejas, castelos, palácios e fortalezas.

Arquitetura bielorrussa através dos tempos

Apesar de sua turbulenta história de guerra e destruição, muitos tesouros e atrações de Belarus arquitetônicas que sobreviveram para contar a história deste país fascinante.

Alguns dos edifícios mais antigos da data Belarus desde a Idade Média.

Movimentos artísticos e religioso desempenharam o seu papel na formação da arquitetura da Bielorrússia, com bons exemplos de estilo românico e gótico , barroco e classicismo , modernismo e ecletismo de ser encontrado em todo o país.

Arquitetura na região de Brest

Brest fortaleza é a principal atração turística de arquitetura na cidade de Brest. Ela remonta à década de 1830. Outros edifícios notáveis incluem:

• Catedral de São Simeão ortodoxo, um exemplo da arquitetura de estilo pseudo-russo (1865)

• Roman Catholic Church de Exaltação da Santa Cruz (Vozdvizhenie Sviatogo Kresta) (1856)

• Estação Ferroviária, um exemplo da arquitetura de estilo pseudo-russo (1886).

Monumentos arquitetônicos na área de Brest incluem:

• Kamenets torre (Belaya Vezha) , um belo exemplo de arquitetura defensiva (século 13)

• Igreja de Charles Baramesha em Pinsk, um exemplo da arquitetura barroca (século 18)

• Butrimovich Palace em Pinsk, um exemplo de tarde arquitetura barroca (1784-1790)

• O complexo do palácio em Ruzhany (17 - Século 18)

• Kossovo Palace , que mostra elementos do classicismo (século 19).

Arquitetura na região de Gomel

A principal atração do Gomel é o conjunto palace-parque centrado em torno do palácio de estilo clássico de Rumyantsev-Paskevich (1799-1819).

Atrações arquitetônicas da região de Gomel incluem:

• Igreja Mozyr e Bernadine Claustro , um exemplo da arquitetura barroca (1648)

• Claustro de Cister (1743-1745)

• Igreja Petrikovsky Nikolaev , um exemplo da arquitetura de estilo Pseudo-Byzantian (segunda metade do século 19)

• Câmara Municipal Chechersk , estilo clássico (segunda metade do século 18).

Arquitetura na região de Grodno

A região de Grodno oferece ao visitante uma grande variedade de edifícios antigos e bonitos para descobrir e desfrutar.

Os monumentos arquitetônicos únicos de Grodno incluem:

• Borisoglebsky (Kalozhskaya) igreja , um exemplo da arquitetura russa antiga (2 ª metade do século 12)

• Real Palace , um exemplo da arquitetura rococó (1734-1751)

• Igreja de St. Franziska Ksaverij , um exemplo da arquitetura barroca (17 de tarde - Século 18).

• Mosteiro franciscano , um exemplo da arquitetura barroca (século 18).

No Grodno mais proeminentes antigos castelos remanescentes são:

• Mir Castelo , um património mundial da UNESCO - um dos famosos castelos na Bielorrússia e um excelente exemplo da arquitetura defensiva (do século 16)

• Lida Castelo (14 - do século 15).

Monumentos religiosos históricos incluem:

• Igreja piedosamente-Mikhailovsky na aldeia Synkovichi (área Zelva), um exemplo da arquitetura defensiva com características góticas (final 15 a Century 16 no início).

• Igreja-fortaleza na vila de Murovanka (área Schuchin), um exemplo da arquitetura defensiva (Século 16 cedo)

• St. Uspensky Zhirovichi Mosteiro (17 - Século 18)

Arquitetura na região de Minsk

Apesar de muitos edifícios importantes e monumentos na região de Minsk foram destruídas pela guerra, aqueles que sobreviveram incluem:

• Igreja Ortodoxa Petropavlovskaya, um exemplo de arquitetura com elementos do Renascimento e Barroco (1611)

• Deva Maria Igreja Católica (1798)

• Alexander Nevsky Igreja , um exemplo do estilo retrospektiva-russo (1898)

• Kalvarijsky igreja , um exemplo de estilo neo-gótico (século 19).

• A Igreja de São Simão e Elena (igreja Vermelho), um edifício neo-gótico, com características modernistas (1908-1910).

As principais atrações da região de Minsk são monumentos arquitetônicos encontrados na cidade de Nesvizh:

• Palácio Nesvizh - complexo do parque (16o-19o Century).

• Igreja Nesvizh do Corpo Divino , um exemplo da arquitetura barroca (1584-1593).

• Slutsk Brahma , um exemplo da arquitetura barroca (17 - Século 18)

Outros monumentos arquitetônicos da região de Minsk:

• Bernardin Igreja em Budslav (área Myadel), um exemplo da arquitectura barroca (século 18)

• Catedral Voskresensky em Borisov, um exemplo de estilo pseudo-russo (1874)

• Spaso-Preobrazhenskaya Igreja em Zaslavl (16 tarde para século 17)

Arquitetura na região de Minsk

Sobrevivendo monumentos arquitetônicos da cidade antiga Mogilev:

• Nikolaevskaya Tserkov, um exemplo da arquitetura barroca (1669-1672)

• Stanislavskiy Kostiol, um exemplo da arquitetura barroca (1738-1752)

• Palácio arquiepiscopal , um exemplo da arquitetura do classicismo (cerca de 1780)

• Mogilev Câmara Municipal (17 - século 20).

Região Mogilev:

• Salão Shklov cidade , um exemplo da arquitetura clássica (século 18)

• Igreja Preobrazhenski em Shklov, um exemplo da arquitetura neo-russo (século 20).

• Sviato-Troitskaya Tserkov em Bykhov, estilo de madeira (mid-19th Century)

• Sinagoga em Bykhov , um exemplo da arquitetura do Renascimento (mid-17th Century)

• Bobruisk Fortaleza , um exemplo da arquitetura defensiva (1 º semestre do século 19).

• Bykhov Castelo , um exemplo de palácio-castelo arquitetura (16 tarde para século 17).

• Palácio em Zhilichi (área Kirov), um exemplo de estilo clássico (1830)

Arquitetura na região de Vitebsk

Igrejas da área de Vitebsk, ortodoxos e católicos representam vários estilos de arquitetura do templo. Edifícios sobreviventes em Vitebsk incluem:

• Blagoveshchenskaya igreja , um exemplo da arquitetura russa antiga (meados de século 12)

• Igreja Kazan , um espécime com elementos da arquitetura clássica barroca e precoce (1760)

• Varvariansky igreja , em estilo neo-romântico (1785)

Locais de interesse arquitetônico antigos na cidade de Polotsk incluem:

• Catedral St. Sofia , (11 - do século 18), um dos três templos antigos russos dedicados a Santa Sofia. (Os outros estão em Kiev e Novgorod.)

• Igreja Spaso-Evfrosinievsky , um exemplo da arquitetura russa antiga (1152-1161). Frescos antigos originais ainda são visíveis em suas paredes e colunas.

Exemplos originais da arquitetura do templo na região de Vitebsk incluem:

• St. John Krestitelja Igreja em Kamai (área Postavy), um monumento combinando formas de arquitetura gótica e renascentista defensiva (1603-1606)

• Igreja em Sariya (área Verkhnedvinsk), um exemplo de arquitetura neo-gótica (1852-1857).

FATOS INTERESSANTES SOBRE A BIELORRÚSSIA

• Na contaminação radioativa de Chernobyl foi submetida a 23% em Belarus, afetando mais de dois milhões de pessoas (de 10 disponíveis).

• Médicos anuais descobriram o câncer em 300-350 crianças da Bielorrússia. Este problema faz com que os médicos do Centro Nacional de Oncologia Pediátrica e Hematologia Research, apenas para mostrar as maravilhas de heroísmo e profissionalismo. Resultados dos tempos de sobrevivência das crianças mais altas do que na Europa: para clamídia - 93% em leucemia linfoblástica aguda - 75% com nefroblastoma - 84%.

DESASTRE DE CHERNOBYL

Há vinte anos, na madrugada de 26 de abril de 1986, o reator número 4 da usina de energia nuclear Chernobyl explodiu em uma chama de cores que alcançou mil metros de altura no céu da Ucrânia.

Durante os oito meses posteriores a explosão da central nuclear, 800.000 jovens soldados, mineiros, bombeiros e civis procedentes de todas as regiões da antiga União Soviética trabalharam sem descanso para tentar moderar os efeitos da radioatividade, construir um sarcófago ao redor do reator acidentado e finalmente salvar o mundo de outra provável tragédia. Todos eles estavam sendo guiados pelo temor a uma perigosa e possível reação em cadeia derivada da explosão inicial, cem vezes superior aos efeitos da bomba de Hiroshima.

Registrado como o pior acidente industrial e ambiental da história, a explosão de Chernobyl produziu uma chuva radioativa que pôde ser detectada na antiga União Soviética, Europa Oriental, Escandinávia, Inglaterra e inclusive ao leste dos Estados Unidos. Grandes áreas da Ucrânia, Bielorrússia e a atual Rússia foram altamente contaminadas. Como resultado, 200 mil pessoas tiveram que ser evacuadas de seus lugares de origem. 60% do pó radioativo ficaram concentrados no território da Bielorrússia.

REAÇÃO DA RADIOATIVIDADE

É de conhecimento mundial que a exposição à radiação gerada pela fissão nuclear pode trazer sérios danos à saúde. Talvez só quem já tenha sido vítima deste acidente saiba sobre os graves efeitos da radiação no corpo humano.

A radiação pode provocar basicamente dois tipos de danos ao corpo, um deles é a destruição das células com o calor, e o outro consiste numa ionização e fragmentação (divisão) das células.

O calor emitido pela radiação é tão forte que pode queimar bem mais do que a exposição prolongada ao sol. Portanto, um contato com partículas radioativas pode deixar a pele do indivíduo totalmente danificada, uma vez que as células não resistem ao calor emitido pela reação.

A ionização e fragmentação celular implicam em problemas de mutação genética durante a gestação de fetos, que nascem prematuramente ou, quando dentro do período de nove meses, nascem com graves problemas de má formação.

Quimicamente falando, seria assim: as partículas radioativas têm alta energia cinética, ou seja, se movimentam rapidamente. Quando tais partículas atingem as células dentro do corpo, elas provocam a ionização celular. Células transformadas em íons podem remover elétrons, portanto, a ionização enfraquece as ligações. E o resultado? Células modificadas e, consequentemente, mutações genéticas.

CÂNCER

Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo.

Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores (acúmulo de células cancerosas) ou neoplasias malignas. Por outro lado, um tumor benigno significa simplesmente uma massa localizada de células que se multiplicam vagarosamente e se assemelham ao seu tecido original, raramente constituindo um risco de vida.

Os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do corpo. Por exemplo, existem diversos tipos de câncer de pele porque a pele é formada de mais de um tipo de célula. Se o câncer tem início em tecidos epiteliais como pele ou mucosas ele é denominado carcinoma. Se começa em tecidos conjuntivos como osso, músculo ou cartilagem é chamado de sarcoma.

Outras características que diferenciam os diversos tipos de câncer entre si são a velocidade de multiplicação das células e a capacidade de invadir tecidos e órgãos vizinhos ou distantes (metástases).

O QUE CAUSA O CÂNCER

As causas de câncer são variadas, podendo ser externas ou internas ao organismo, estando ambas inter-relacionadas. As causas externas relacionam-se ao meio ambiente e aos hábitos ou costumes próprios de um ambiente social e cultural. As causas internas são, na maioria das vezes, geneticamente pré-determinadas, estão ligadas à capacidade do organismo de se defender das agressões externas. Esses fatores causais podem interagir de várias formas, aumentando a probabilidade de transformações malignas nas células normais.

De todos os casos, 80% a 90% dos cânceres estão associados a fatores ambientais. Alguns deles são bem conhecidos: o cigarro pode causar câncer de pulmão, a exposição excessiva ao sol pode causar câncer de pele, e alguns vírus podem causar leucemia. Outros estão em estudo, como alguns componentes dos alimentos que ingerimos, e muitos são ainda completamente desconhecidos.

O envelhecimento traz mudanças nas células que aumentam a sua suscetibilidade à transformação maligna. Isso, somado ao fato de as células das pessoas idosas terem sido expostas por mais tempo aos diferentes fatores de risco para câncer, explica em parte o porquê de o câncer ser mais freqüente nesses indivíduos.Os fatores de risco ambientais de câncer são denominados cancerígenos ou carcinógenos. Esses fatores atuam alterando a estrutura genética (DNA) das células.

O surgimento do câncer depende da intensidade e duração da exposição das células aos agentes causadores de câncer. Por exemplo, o risco de uma pessoa desenvolver câncer de pulmão é diretamente proporcional ao número de cigarros fumados por dia e ao número de anos que ela vem fumando.

Fatores de risco de natureza ambiental

Os fatores de risco de câncer podem ser encontrados no meio ambiente ou podem ser herdados. A maioria dos casos de câncer (80%) está relacionada ao meio ambiente, no qual encontramos um grande número de fatores de risco. Entende-se por ambiente o meio em geral (água, terra e ar), o ambiente ocupacional (indústrias químicas e afins) o ambiente de consumo (alimentos, medicamentos) o ambiente social e cultural (estilo e hábitos de vida).

As mudanças provocadas no meio ambiente pelo próprio homem, os 'hábitos' e o 'estilo de vida' adotados pelas pessoas, podem determinar diferentes tipos de câncer.

Hereditariedade

São raros os casos de cânceres que se devem exclusivamente a fatores hereditários, familiares e étnicos, apesar de o fator genético exercer um importante papel na oncogênese. Um exemplo são os indivíduos portadores de retinoblastoma que, em 10% dos casos, apresentam história familiar deste tumor.

Alguns tipos de câncer de mama, estômago e intestino parecem ter um forte componente familiar, embora não se possa afastar a hipótese de exposição dos membros da família a uma causa comum. Determinados grupos étnicos parecem estar protegidos de certos tipos de câncer: a leucemia linfocítica é rara em orientais, e o sarcoma de Ewing é muito raro em negros.

Como surge o câncer?

As células que constituem os animais são formadas por três partes: a membrana celular, que é a parte mais externa; o citoplasma (o corpo da célula); e o núcleo, que contêm os cromossomas, que, por sua vez, são compostos de genes. Os genes são arquivos que guardam e fornecem instruções para a organização das estruturas, formas e atividades das células no organismo. Toda a informação genética encontra-se inscrita nos genes, numa "memória química" - o ácido desoxirribonucleico (DNA). É através do DNA que os cromossomas passam as informações para o funcionamento da célula.

Uma célula normal pode sofrer alterações no DNA dos genes. É o que chamamos mutação genética. As células cujo material genético foi alterado passam a receber instruções erradas para as suas atividades. As alterações podem ocorrer em genes especiais, denominados protooncogenes, que a princípio são inativos em células normais. Quando ativados, os protooncogenes transformam-se em oncogenes, responsáveis pela malignização (cancerização) das células normais. Essas células diferentes são denominadas cancerosas.

Como se comportam as células cancerosas?

As células alteradas passam então a se comportar de forma anormal.

• Multiplicam-se de maneira descontrolada, mais rapidamente do que as células normais do tecido à sua volta, invadindo-o. Geralmente, têm capacidade para formar novos vasos sanguíneos que as nutrirão e manterão as atividades de crescimento descontrolado. O acúmulo dessas células forma os tumores malignos

• Adquirem a capacidade de se desprender do tumor e de migrar. Invadem inicialmente os tecidos vizinhos, podendo chegar ao interior de um vaso sangüíneo ou linfático e, através desses, disseminar-se, chegando a órgãos distantes do local onde o tumor se iniciou, formando as metástases. Dependendo do tipo da célula do tumor, alguns dão metástases mais rápido e mais precocemente, outros o fazem bem lentamente ou até não o fazem.

• As células cancerosas são, geralmente, menos especializadas nas suas funções do que as suas correspondentes normais. Conforme as células cancerosas vão substituindo as normais, os tecidos invadidos vão perdendo suas funções. Por exemplo, a invasão dos pulmões gera alterações respiratórias, a invasão do cérebro pode gerar dores de cabeça, convulsões, alterações da consciência etc.

COMO UMA CÉLULA BOA PODE VIRAR CANCERÍGENA

Apesar da suspeita de que determinados fatores de risco aumentam as chances do diagnóstico da leucemia, durante os últimos anos os cientistas têm feito grandes progressos na compreensão de como algumas alterações no DNA podem causar danos às células da medula óssea normais.

Células humanas normais crescem e funcionam com base principalmente nas informações contidas nos cromossomos. Alguns genes contêm instruções para o controle das células enquanto crescem e se dividem. Certos genes que promovem a divisão celular são chamados oncogenes. Os que retardam ou levam as células à morte no momento certo (apoptose) são chamados genes supressores de tumor.

Entretanto, este complexo processo de divisão celular pode não acontecer de forma perfeita, ocorrendo erros que afetam os genes dentro do DNA. O câncer pode ser causado por mutações no DNA (alterações), que ligam oncogenes ou desativam genes supressores de tumor. Translocações são o tipo mais comum de anormalidade no DNA, que podem levar à leucemia.

A translocação mais comum na LLA em adultos é conhecida como o cromossomo Philadelphia, que é uma troca de DNA (translocação) entre os cromossomos 9 e 22, abreviado como t (9; 22). Ela ocorre em cerca de 25% a 30% dos adultos. Outras translocações menos comuns sãoaquelas entre os cromossomos 4 e 11, abreviado como t (4; 11), ou 8 e 14, abreviado como t (8; 14).

Outras alterações cromossômicas, como deleções (perda de parte de um cromossomo) e inversões (o rearranjo do DNA dentro de um cromossomo) também pode afetar o desenvolvimento de todos, embora sejam menos comuns. Em muitos casos de LLA, alterações genéticas que levam à leucemia não são conhecidas, mas os médicos estão tentando descobrir por que essas mudanças ocorrem.

FONTES

• http://www.brasilescola.com/geografia/bielorrussia.htm

• http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/bielorrussia/bielorrussia.php

• http://en.wikipedia.org/wiki/National_Opera_and_Ballet_of_Belarus

• http://pt.wikipedia.org/wiki/Bielorr%C3%BAssia#Trajes_t.C3.ADpicos

• http://jairodelimaalves.blogspot.com.br/2013/04/curiosidades-de-belarus.html

• http://pt.wikipedia.org/wiki/Complexo_do_Castelo_de_Mir

• http://pt.wikipedia.org/wiki/Fortaleza_de_Brest

• http://www.belarus.by/en/about-belarus/architecture

• http://mynativebelarus.blogspot.com.br/2012/07/interesting-facts-about-belarus.html

• http://discoverybrasil.uol.com.br/desastre_chernobyl/index.shtml?cc=US

• http://www.mundoeducacao.com/quimica/efeitos-radiacao-no-corpo-humano.htm

• http://www1.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=322

• http://www1.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=318

• http://www.abrale.org.br/pagina/como-uma-celula-boa-pode-virar-uma-celula-cancerigena

...

Baixar como  txt (32.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »