TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bloco economico - Benelux

Por:   •  28/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.626 Palavras (7 Páginas)  •  1.001 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

GEOPOLÍTICA

3º/2º SEMESTRES 2015

BLOCO ECONÔMICO - BENELUX

FERNANDO SOUZA CARVALHO – RA: T16UIA-9

RENATO RODRIGUEZ ALMEIDA – RA: N7587H-2

WANDERSON TEIXEIRA – RA: F42789-4

Sumário

Resumo 3

Introdução 3

Blocos Econômicos 4

Origem dos Blocos Econômicos 4

O que são Blocos Econômicos 5

Fases de Integração Econômica ou Estágios de Desenvolvimento do Bloco Econômico 5

Zona de Livre Comércio 5

União Aduaneira 6

Mercado Comum 6

União Econômica e Monetária ou União Político Monetária 6

Integração Político Econômica Total 7

Benelux 7

Considerações finais 10

Referencias Bibliográficas 11

Resumo

Será descrito a origem dos blocos econômicos, assim como suas fases de integração. Será abordado o bloco econômico BENELUX, descrevendo sua origem, os seus membros e seus tratados e acordos.

Introdução

A BENELUX foi um dos primeiros blocos econômicos criados. Nasceu na Europa Ocidental e seus principais membros são a Holanda, Bélgica e Luxemburgo.

Este bloco econômico facilita e estimula o comércio de mercadorias entre os países membros, reduz a burocracia eliminando assim as barreiras alfandegárias e também reduz impostos e taxas oriundas do comércio internacional.

Blocos Econômicos

Origem dos Blocos Econômicos

Na Europa Ocidental, em 1948, foram criados os primeiros blocos econômicos mundiais, (O Benelux e a OECE0) o intuito da criação desses blocos a princípio foi para enfrentarem a concorrência e influência dos norte-americanos, dessa maneira fortalecendo os Estados membros dos blocos, estas experiências de blocos culminaram no Tratado de Roma, de 1957. Onde criaram a CEE (Comunidade Econômica Europeia) ou MCE (Mercado Comum Europeu), pais da atual União Europeia (EU). Eram signatários desse tratado os países do Benelux (Bélgica, Países Baixos / Holanda e Luxemburgo). A França, a Itália e a Alemanha Ocidental (até 1991 a Alemanha se dividia em Ocidental, capitalista e Oriental, socialista). Em paralelo a criação da CEE, criou-se em 1959 a AELC (Associação Europeia de Livre Comércio) formada por: Áustria, Dinamarca, Noruega, Suécia, Suíça e Reino Unido. Em 1986 esvaziou-se a AELC em função do CEE, com a assinatura do Ato Único Europeu. Em 1991 foi criada a União Europeia em substituição a CEE. Dessa maneira, a EU torna-se o bloco mais integrado e desenvolvido do mundo.

Com o fim de um modelo bipolar, passou-se para um modelo multipolar o que intensificou a integração entre os países. A formação das zonas independentes de livre comércio é um dos aspectos do processo de globalização, sendo uma de duas características principais a liberalização econômica (neoliberalismo), com tendência aos Estados de deixarem de lado as políticas de defesa de seus produtos, as barreiras comerciais e as limitações ao livre fluxo de capitais ao mesmo tempo em que procuram se unir para garantirem mercados para seus produtos. Sendo assim, seguem uma tendência ao regionalismo que leva ao desenvolvimento de blocos econômicos.

Os blocos econômicos acabam tornando-se uma imposição da nova ordem global para os Estados garantirem seu “status quo” na geopolítica multipolar. Surgindo assim, um Novo Mundo polarizado por alguns blocos centrais, outros periféricos e muitos países desconectados ou pouco conectados ao novo paradigma global.

O que são Blocos Econômicos

São associações de países que estabelecem relações comerciais privilegiadas entre si, que de modo geral são das mesmas regiões geográficas, mas em casos raros podem conter países de outras regiões geográficas, e que se subdividem em fases de integração econômica, dessa maneira podendo ou não atuar de forma conjunta no mercado internacional. Podendo posteriormente ampliar-se ou não o objetivo inicial, atendendo assim os objetivos comuns dos membros, sendo definido assim o estágio de desenvolvimento do bloco econômico. Os blocos tendem sempre a aumentar a interdependência das economias dos países membros.

Fases de Integração Econômica ou Estágios de Desenvolvimento do Bloco Econômico

Zona de Livre Comércio

Nessa fase de integração estuda-se somente a redução ou isenção das taxas alfandegárias que incidem sobre a troca de mercadorias entre os países membros do bloco. Dependendo das negociações entre os países as taxas podem ou não ser reduzidas.

União Aduaneira

Abertura parcial ou total, isso varia de acordo do que é negociado entre os membros do bloco, dos mercados internos de cada país aos demais integrantes do bloco. Regulamentação do comércio com outras nações, com o uso unificado do bloco de uma Tarifa Externa Comum (TEC) para os países externos ao bloco. Política externa comercial unificada e negociações comerciais do bloco com países externos e do bloco com outros blocos.

Mercado Comum

Superada a fase de união aduaneira, atinge-se um patamar mais elevado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (94.9 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com