TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cerrado Fauna

Dissertações: Cerrado Fauna. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/7/2013  •  296 Palavras (2 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 2

Considerado o segundo maior bioma do Brasil, isto é, o segundo maior conjunto de especies de animais e vegetais que vivem em uma mesma área, atrás apenas da Amazônia, este bioma contém um terço da biodiversidade do país.

No Cerrado a heterogeneidade espacial no sentido horizontal seria o fator determinante para a ocorrência de um variado número de exemplares de acordo com as áreas de campo, floresta, e brejo em um mesmo macroambiente.

Existem animais que estão associados a áreas especificas do Cerrado, por isso é importante manter o mosaico de vegetação natural com estratégia básica a se manter a biodiversidade. A exploração desordenada do território brasileiro é uma das principais causas de extinção de espécies. O avanço da fronteira agrícola, vem sendo um fator contribuinte para a extinção de espécies no Cerrado, que as vezes é irreparavel pois existem diversas espécies endêmicas nessa área.

Números aproximados da biodiversidade presente deste ambiente:

837 espécies de aves (pelo menos 22 endêmicas)

195 espécies de mamíferos (pelo menos 18 endêmicas)

170 espécies de reptéis (pelo menos 45 endêmicas)

120 espécies de anfíbios (pelo menos 32 endêmicas)

140 gêneros de peixes

90.000 espécies de insetos.

Entre os invertebrados, os mais notáveis são os cupins e as formigas cortadeiras (saúvas). São eles os principais herbívoros do cerrado, tendo uma grande importância no consumo e na decomposição da matéria orgânica, assim como constituem uma importante fonte alimentar para muitas outras espécies animais. Abelhas também têm papel fundamental na polinização das flores e gafanhotos apresentam grande riqueza de espécies e significativa importância como herbívoros.

Dos vertebrados alguns se tornaram mais conhecidos e até símbolos do Cerrado. A maioria são espécies em extinção, como por exemplo:

Lobo Guará

Tamanduá-bandeira

Morceguinho do Cerrado

Veado Campeiro

Tatu canastra e Tatu bola

Onça pintada e onça parda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com