TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Clinica De Repouso

Exames: Clinica De Repouso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  667 Palavras (3 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 3

1 – INTRODUÇÃO

Estamos em um período fértil de discussão sobre a educação e formação, não exclusivamente a de professores, haja vista as rápidas transformações das sociedades, a competitividade e a luta pelo domínio do saber. Fatores como o impacto da sociedade da informação, do mundo tecnológico e científico e a internacionalização da economia têm contribuído para este fenômeno e promovido mudanças, também, na natureza e na organização da produção.

A formação de profissionais da educação vem ganhando papel central no contexto das reformas educativas ocorridas em nosso país e em outros da América Latina, desde o final da década de 1970. Tem por objetivo “adequar o sistema educacional ao processo de reestruturação produtiva e aos novos rumos do Estado”. É uma arena em que “diferentes propostas para a formação, fundadas em projetos políticos e perspectivas históricas diferenciadas”, se digladiam. A formação dos profissionais da educação tem se apresentado como “elemento impulsionador e realizador dessas reformas, ou como elemento que cria condições para a transformação da própria escola, da educação e da sociedade”. (Freitas, 1999, p. 17-18).

E para um melhor entendimento sobre a formação desses profissionais, é necessário refletir sobre o Projeto Político Pedagógico que define a identidade da escola e indica caminhos para ensinar com qualidade. A seguir veremos o que é PPP, para que serve o PPP, por que é importante o professor conhecer o PPP e por que é importante discutir a escola e o PPP nas licenciaturas.

2 – O QUE É PPP?

O PPP é a identidade da escola, é o retrato da comunidade onde está inserida e estabelece as ações e os caminhos que a escola usará para ensinar com qualidade.

2.1 – Para que serve o PPP?

O PPP na escola, além de ser uma obrigação legal, deve traduzir a visão, a missão, os objetivos, as metas e as ações que determinam o caminho do sucesso e da autonomia a ser trilhado pela mesma. Portanto, se o projeto de sua escola está engavetado, desatualizado ou inacabado, é hora de mobilizar esforços para resgatá-lo e repensá-lo.

2.2 – Quem elabora o PPP?

Para elaborar o Projeto Político Pedagógico é preciso considerar a realidade que envolve a unidade escolar, qual a cultura dos indivíduos que a cercam e quais as ansiedades da comunidade, para que todo o processo corresponda aos interesses da coletividade, garantindo a autenticidade e individualidade de cada unidade escolar. Fazer o PPP requer planejamento de todas as atividades no âmbito escolar, execução das ações previstas, avaliação do processo e retomada.

2.3 – Qual a participação do professor no PPP?

A participação do professor na construção do projeto político pedagógico, nem sempre é efetiva porque as escolas quase sempre mantem os mesmos projetos, durante anos, não considerando as mudanças que ocorrem na sociedade. Os professores não se envolvem, não participam porque não sabem o que é, para que serve, e no que o PPP contribui para o trabalho escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com