TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito De Lugar Na Geografia

Casos: Conceito De Lugar Na Geografia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2015  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  646 Visualizações

Página 1 de 2

Conceito de lugar na Geografia

A expressão “lugar”, tem vários significados, se for no dicionário vai está lá: pequena áreas, localidades, pontos de observação, região de referência, etc.

Porém, com a contribuição de autores, Yi-fu Tuan e Anne butiimer a ideia de lugar passou a associar-se à corrente filosófica da fenomenologia, que trata os fatos como único, partindo da compreensão do ser sobre a realidade e não da realidade em si, por isso, o lugar ganhou a ideia de significação e, mais que isso, de afeto e percepção.

Conceito de paisagem na Geografia

A paisagem geográfica é tudo aquilo que é perceptível aos sentidos (visão, olfato, tato e audição), porém, a análise da paisagem é mais eficaz com a visão e é formada por diferentes elementos podendo ser de domínio natural, humano, social, cultural ou econômico e que se articulam uns com os outros, passando assim, por mudanças constantes, adaptando-se as atitudes humanas.

Para o geográfico francês, Oliver Dolfuss, a paisagem é fruto da ação do homem no espaço e as classifica em três estágios, são elas:

Paisagens organizadas: são aquelas provocadas de propósito, combinada e contínua sobre o meio natural, ex.: praças.

Paisagem modificada: é aquela que o homem muda com a caça, desmatamento, de modo irreversível à paisagem de sua região.

Paisagem natural: não foi submetida à ação do homem.

A paisagem é analisada na Geografia, através da relação do homem com o espaço natural, pois retrata as relações sociais estabelecidas em um determinado local, onde cada observador seleciona a imagem que achar mais relevante, portanto, diferentes pessoas enxergam diferentes paisagens.

WWW.mundoeducacao.com/geografia/o-conceito-lugar-para-geografia.htm

Acessado em: 21/002/2015 às 21:37

Esse grupo da ATPS escolheu o Museu do Ipiranga

A história do Museu do Ipiranga, nos chamou atenção por sua grandiosidade, onde, no começo era só um prédio às margens do riacho do Ipiranga, que Dom Pedro I declarou a independência do Brasil em 1822, é uma construção monumental, no estilo Neoclássico Renascentista, está assentado ao fundo do parque da independência, dando ao local um ar de palácio europeu.

Essa é uma das primeiras imagens que se tem do museu, 1934.

É o museu mais antigo de São Paulo, inaugurado em 1895, expõe peças que conta a história da sociedade brasileira entre os séculos XIX e XX, no acervo encontra-se esculturas, quadros, louças, jóias, móveis, armas, peças religiosas, automóveis, documentos e utensílios de bandeirantes e índios distribuídos pelo prédio.

Década de 60.

Bem na frente, fica os jardins, uma cópia dos jardins do Palácio de Versailles em tamanho reduzido, do paisagista Arsênio Puttemans. Lá está também a casa d Grito, o monumento da Independência e a Capela Imperial Leopoldina. A noite, a iluminação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com