TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESASTRES NATURAIS

Casos: DESASTRES NATURAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/7/2014  •  692 Palavras (3 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Subsidência é a expressão, em superfície, do efeito do adensamento ou afundamento de camadas, consequências de remoção de alguma fase sólida, líquida ou gasosa no substrato. Esta remoção pode ocorrer por processos naturais ou ser produto de atividade humana. Afetam geralmente regiões relativamente extensas, apesar disso não ser condição necessária, e se diferenciam dos deslocamentos pela ausência de estrutura de colapso.

A subsidência é considerada em termos amplos, qualquer deslocamento de uma superfície geral de nível do terreno originado por causas superficiais ou subterrâneas. Podendo ser classificadas em naturais ou artificiais, onde a natural é causada pela atividade geodinâmica, envolvendo áreas maiores que a artificial alcança. A artificial, é resultante da atividade humana, e possui origem antrópica.

Assim, com o desenvolvimento contínuo e progressivo da sociedade, juntamente com as características próprias de cada solo e ambiente, há a necessidade de averiguação, estudo, projeção e adaptação do progresso das cidades sem que prejudique o meio ambiente, haja visto que desenvolvimento se não for acoplado a projetos de adaptação não torna-se eficaz.

RESUMO

O relevo cárstico ocorre predominantemente em terrenos constituídos de rochas calcários, mas também pode ocorres em outros tipos de rochas carbonáticas, como o mármore e rochas dolomíticas. O carste pode ser definido como um sistema onde ocorrem absorção e passagem de águas nas superfícies. No casrte a água de chuva infiltra-se do solo para a rocha com muita rapidez, sendo que o escoamento sobre o solo ou dentro do solo é restrito e sem muita importância, por isso é raro encontrar rios superficiais no carste. Os principais problemas dizem respeito ao crescimento urbano, à mineração e à exploração de água, em um contexto de formação cárstica e de altas declividades, sendo que esses conflitos expõem uma contradição entre as atividades humanas, o rebatimento que projetam sobre o território e a capacidade do meio físico em dar suporte e, ao mesmo tempo, impor limitações a essas atividades. As regiões cársticas possuem uma expressiva quantidade de rochas carbonáticas, que contém um aqüífero de grande potencial, com extrema vulnerabilidade. A ocupação urbana desordenada, a exploração sem critério dos recursos naturais do carste, a mineração de calcário e a extração de águas subterrâneas formam o conjunto de fatores que causam os acidentes geológicos em terrenos cársticos.

ABSTRACT

The karst terrain occurs predominantly composed of limestone rocks , but also can ocorres other types of carbonate rocks , such as marble and dolomitic rocks . The karst can be defined as a system wherein water absorption and passage of the surfaces occur . In casrte rainwater infiltrates the soil to the rock very quickly , and the drain on the soil or into the soil is restricted and unimportant , so it is rare to find in shallow karst rivers . The main problems relate to urban growth , the mining and exploitation of water , in a context of karst formation and steep slopes , and these

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com