TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Deformação

Resenha: Deformação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  Resenha  •  350 Palavras (2 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 2

Esta região é denominada região elástica, caracterizada pela deformação elástica, ou seja, o material volta a sua dimensão inicial caso a tensão aplicada seja retirada, não havendo então uma deformação permanente.

No entanto, após a região elástica se encontra a região plástica, caracterizada por uma deformação constante, ou seja, caso a tensão aplicada fosse retirada, o material não iria voltar à sua dimensão original e ficaria com uma deformação resultante. Ao final desta região se encontra o ponto final do gráfico, que representa o momento em que o corpo de prova se partiu. O limite de resistência à tração é o maior valor de tensão atingido durante o ensaio. Este valor pode ou não coincidir com o ponto de ruptura do material.

Em um projeto estrutural é inadmissível que haja deformações resultantes, ou seja, deve-se trabalhar sempre na região elástica. Deste modo, o parâmetro mais importante em relação à resistência mecânica é o limite de escoamento, o valor que divide a região elástica da plástica, e não o limite de resistência à tração, pois qualquer valor entre estes dois limites iria acarretar deformações resultantes e poderia ocasionar situações catastróficas.

O primeiro passo foi limpar a superfície das lâminas utilizando uma esponja de aço, seguido decapagem da lâmina de latão em uma solução de 80ml de HCl 0,5 mol.L-1 por cerca de dois minutos. Depois disso, a lâmina de latão foi pesada e a massa anotada. O valor foi de 3,1935g.

O próximo passo foi calibrar a fonte de corrente contínua. Para isso, deve-se seguir as seguintes etapas: curte-circuite as saídas positiva e negativa, juntando seus fios conectores, e regule a corrente para 0,5 ampères.

Posteriormente, com o pólo negativo conectado na lâmina de latão e o positivo na de cobre, ambas as lâminas foram mergulhadas em uma solução de 200ml de sulfato de cobre (CuSO4) a 0,6 ml.L-1. O cronometro foi então acionado e a intensidade da corrente anotada.

Após 5 minutos, a fonte foi desligada, a lâmina de latão foi retirada da solução, lavada, secada e pesada, e a nova massa foi anotada. O valor encontrado foi 3,2236g, resultando num aumento de massa de 0,0301g.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com