TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desertificação

Trabalho Universitário: Desertificação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2013  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  660 Visualizações

Página 1 de 2

Desertificação

Deserto é uma área ou região natural com escassa precipitação e cobertura vegetal praticamente nula ou reduzida a algumas plantas isoladas, com solo em geral rochoso ou arenoso. O clima dessas regiões são variáveis podendo ser quente ou frio.

Os desertos quentes estão entre as latitudes 20° e 40° sul e norte. Geralmente os dias são quentes e as noites são frias. o relevo, a continentalidade, a presença de correntes marítimas, a ação do homem são alguns dos fatores responsáveis pela formação dos desertos.

Quanto a aridez as regiões desérticas podem ser classificada em:

*Extremamente áridas- como o deserto do Saara, que podem ficar até 1 amo sem receber chuva,possuem poucas plantas e uma superfície varrida por ventos.

*Áridas- como os desertos de Góbi e Australiano, que apresentam escassa precipitação anual.

*Semi-áridas- como o sertão do nordeste brasileiro, que apresentam maior precipitação ( longa estação sem chuva, seguida de breves chuvas) e maior cobertura vegetal.

Outros fatores que caracterizam o deserto:

Temperatura- As médias vão de 0° ou menos no inverno e mais que 30° no verão. No Saara já foi registrado 58°c.

Chuvas- anualmente o índice de chuva varia entre 0 e 500 milímetros.

Rios- são temporários ou intermitentes(secam durante uma parte do ano)

Ventos- é frequente e marcante. Provocam erosão e acúmulos de areia.

Relevo- localizam-se em planície, montanhas e extensos planaltos rochosos.

Solos- ricos em minerais e pobre em matéria orgânica.

Fauna e flora- são adaptados para capturar e conservar a água escassa.

Ocupação humana e exploração econômica- tradicionalmente é ocupada por nômades e baseia-se na criação extensiva, no cultivo da jardinagem, junto a osáis e na extração de certos frutos.

Desertificação no mundo-o risco de desertificação atinge 33% da superfície terrestre, envolvendo uma população de 2,6 bilhões de pessoas. Na Ásia e na América latina, são 35,7 milhões de hectares afetados.

Desertificação no Brasil-no Brasil as áreas suscétiveis á desetificação são as regiões de clima semi-árido encontrados no nordeste brasileiro e norte de Minaas Gerais. Existem também 4 núcleos de desertificação: Gilbués(PI), Irauçuba(CE), Serido(RN) e Cabrobó (PE).

Conclusão

A realização deste trabalho me possibilitou concluir que a desertificação é uma ação que acontece naturalmente no planeta, por conta do tempo e da ação de fenômenos da natureza como vento, chuva e sol. Porém ações do homem, como criação intensiva de animais, uso demasiado para palntio, destruição de árvores e arbustos acelera este processo.

Esse processo por meio da natureza é lento,e não tem meios de impedir, porem esse processo quando causado pelo homem tem efeito avassalador e pode ser impedido com o simples fato de usar conscientemente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com