TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desertificação.

Artigo: Desertificação.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 2

Soluções para a recuperação de areas em processo de desertificação no semiarido nordestino.

Na Paraíba o processo de desertificação é considerado grave tanto pela abrangência, como pelos níveis de degradação. As áreas mais afetadas são Seridó, Cabaceiras e São João do Cariri, os quais se destacam com terras que apresentam altos riscos à desertificação. Diante desse contexto, o objetivo deste trabalho foi destacar o município de Juazeirinho-PB enquanto a sua evolução no processo de desertificação e ainda demonstrar que o cultivo da palma (Opuntia Fincus Indica.Mill) é uma alternativa real no combate a desertificação, devido a sua versatilidade enquanto cactácea, podendo desempenhar um grande papel de mudança cultural na vida das pessoas que residem nas áreas semiáridas e tem como principal alimento do gado em épocas de seca a palma.

São recentes as preocupações em relação ao combate à desertificação. A seca e seus efeitos, embora tenham sua ocorrência dada como certa, a intervalos determinados e nem sempre regulares, tem sido tratada como um evento de caráter extraordinário ou emergencial. É bem verdade que algumas políticas públicas foram postas em prática no Nordeste, tomando por base a necessidade de fortalecer a economia da região diante dos efeitos dessa (a)normalidade climática. De todo modo, ainda hoje, a cada nova seca – parcial ou total – as diferentes esferas de governo ainda são forçadas a conceber e tentar pôr em prática conjuntos variados de operações assumidos como capazes de solucionar os seus efeitos. Porém, cessado o período de vigência da variabilidade climática enfrentada, as medidas extraordinárias seguem o rumo da descontinuidade.

As iniciativas de combate à desertificação no Brasil, com ênfase ao que foi realizado no Nordeste, são aqui descritas como correspondendo a três momentos, destacados depois de uma apreciação geral, à guisa de apresentação de antecedentes sobre fatores externos determinantes da adoção de medidas de combate à desertificação. Nesse sentido, trata-se neste capítulo dos seguintes aspectos: i) Antecedentes; ii) O que Foi Realizado no Nordeste até 1994; iii) Iniciativas do Período 1994/1998 no Brasil; e iii) Ações Postas em Prática no Brasil no Período 1999/2003.

No contexto do Projeto BRA 93/036, implementado nos anos de 1993/1998, foram realizados estudos orientados para a “Elaboração da Política Nacional de Controle à Desertificação e Ações Prioritárias”. Esse esforço foi realizado a partir de acordo de cooperação técnica entre o Ministério do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Amazônia Legal – MMA e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD, tendo como entidade executora a Fundação Grupo Esquel Brasil – FGEB.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com