TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diananimicas Demogrraficas Matrizesdo Bbrasil

Ensaios: Diananimicas Demogrraficas Matrizesdo Bbrasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/12/2013  •  232 Palavras (1 Páginas)  •  156 Visualizações

Dinâmica demográfica

As dinâmicas demográficas estabelecem, inevitavelmente, profundas alterações nas estruturas económicas, sociais e espaciais das regiões, face às suas implicações nas formas de ocupação e transformação do espaço e nos conflitos que se desenvolvem entre os diversos grupos, actividades e o meio que lhes serve de suporte. Assim, a população assume um duplo protagonismo no território, podendo ser concebida, por um lado, como um agente que organiza e transforma o espaço, com base nos seus bens materiais e imateriais e, por outro, como recurso desse mesmo espaço, que acaba por completar e dar conteúdo geográfico.

Matrizes culturais do Brasil

As matrizes naturais do brasil ocorreu através de vários grupos étnicos. A principio o índio o Europeu e o Negro. Possuem traços naturais que se assemelham a idiomas, costumes, maneira de pensar, sentir e agir. Formando assim uma nova cultura.

Quando portugueses chegaram aqui a terra ja era povoada por índios, após povoar o Brasil com Europeus, inicia a chegada de negros africanos. E hoje temos essa mistura de cultura e origens formando uma só cultura.

A transição demográfica

Consolidou-se a transição demográfica brasileira nos anos 80. Também nesse período registrou-se pela primeira vez um numeroso fluxo emigratório de mão-de-obra. A estimativa foi de que uma media de 1,3 milhões de brasileiros emigrou para o exterior durante esses anos.

Na segunda metade dos anos 60, transcorreu uma aceleração crescente durante as duas décadas seguintes, entre

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com