TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Domínio Morfoclimático Das Araucárias

Trabalho Universitário: Domínio Morfoclimático Das Araucárias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  526 Palavras (3 Páginas)  •  693 Visualizações

Página 1 de 3

DOMÍNIO MORFOCLIMÁTICO DAS ARAUCÁRIAS

Localizado nos planaltos e chapadas da Bacia do Paraná, o Domínio das Araucárias se estende desde o sul paulista até o norte gaúcho ocupando uma área de 400.000 km². Sua estrutura geológica alterna camadas de arenito e basalto, que contribui para a ocorrência de terra roxa, com elevada fertilidade natural devido a constituição argilosa e alto teor de ferro em sua constituição.

Vegetação

A floresta de Araucária, predominante nesse domínio, tem Clima Subtropical, temperaturas moderadas, chuvas bem distribuídas no decorrer do ano e elevadas amplitudes térmicas sofrendo influências da Massa Polar Atlântica. Essa floresta adapta-se ao clima úmido com precipitações acima de 1.200 mm por ano e altitudes elevadas, no sul do país sempre acima de 600m e na Serra da Mantiqueira só aparece nas áreas acima de 1.200m.

Além das Araucárias, a floresta subtropical brasileira também apresenta outras espécies como a Erva Mate e a Canela e é o habitat da gralha azul, principal responsável pela dispersão das espécies vegetais.

A intensa exploração (madeiras e celulose) resultou no desaparecimento total de algumas áreas da cobertura vegetal original, restando apenas pequenos núcleos. E também esteve relacionada com a expansão da agricultura, com pequena produção comercial, desenvolvidas por famílias de descendentes de imigrantes, que ocuparam o sul do país.

Principais rios e bacias hidrográficas

O Domínio das Araucárias tem em sua constituição a Bacia Hidrográfica do rio Paraná, que ocupa 10% do território nacional, e abrange os estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, Santa Catarina e o Distrito Federal.

O principal rio dessa bacia é o Paraná, com, aproximadamente, 4.000 km de extensão, bem como seus afluentes: o rio Paranapanema, rio Paranaíba, rio Araguari, rio Corumbá, rio Grande, rio Sapucaí, rio Mogi-Guaçu, rio Tietê, entre outros. Essa bacia apresenta excelente potencial hidroelétrico, sendo responsável por 59,3% de toda produção nacional.

Atualmente, contabilizam-se 176 usinas hidroelétricas na região, com destaque para a de Itaipu, a de Furnas, a de Porto Primavera e a de Marimbondo. Tal característica se justifica pelo fato de a área ser de planalto. Segundo a classificação do Ibama(2012), a bacia do Paraná encontra-se dividida em dez sub-bacias: Rio Paranaíba; Rio Grande; Rio Paraná, Tietê e outros; Rio Paraná e Pardo; Rio Paraná e Parapanema; Rio Paraná, Iguaçú e outros; Rio Paraguai, São Lourenço e outros; Rio Paraguai, Apa e outros; Rio Paraná e Corrientes; Rio Paraná, Tercero e outros.

A média anual de precipitações pode chegar a 1.358mm. Os rios dessa bacia são perenes e alguns deles cortam grandes números urbanos, como, por exemplo, o rio Tietê, que atravessa São Paulo, recebendo altas cargas de poluentes.

A ocupação da área (colonização) por italianos, alemães e japoneses aliada aos processos fisicos-naturais transformou esse domínio em um dos mais, economicamente, prósperos do país.

A Araucária hoje é protegida por lei em alguns estados, mas o intenso processo produtivo agropecuário tem gerado o esgotamento dos solos, assim aumenta os processos erosivos, que poderão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com